A Articulação das Diversas Áreas do Conhecimento na Perspectiva da Pedagogia Socialista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61417

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, Pedagogia Socialista, educação, trabalho

Resumo

Este ensaio problematiza a interdisciplinaridade na sala de aula a partir de conceitos próprios da Pedagogia Socialista, que tem como ponto de partida os fundamentos presentes na experiência soviética dos principais autores da época, como Krupskaya, Pistrak e Shulgin. Para isso, faz-se um levantamento sobre como o tema é tratado conceitualmente na educação e em alguns documentos oficiais brasileiros, buscando os consensos na sua polissemia; resgata ainda aspectos históricos que fragmentam e aglutinam os conhecimentos e determinam os saberes escolares; e, por fim, analisa a Pedagogia Socialista para se refletir sobre o tema da interdisciplinaridade. Conclui-se que, dadas a práxis da educação socialista e suas finalidades, a articulação entre as diversas áreas do conhecimento é dialeticamente espontânea e intencionalmente constituída, tendo a realidade e o trabalho como bases do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Oliveira Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) na linha Trabalho, Educação e Política (Tep).  Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) na linha Política Pública Educacional. Pós-graduado em Gestão Integrada: Orientação, Supervisão, Inspeção Escolar e Gestão Escolar pela Favenorte. Licenciado em Pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia, e em Música, pela Universidade Metropolitana de Santos. Professor efetivo do Instituto Federal Baiano do campus de Guanambi e integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudo, Pesquisa e Formação de Professores (Nefop/Uesb) do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH). Estudou flauta-transversal pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Já atuou como supervisor pedagógico e coordenador pedagógico geral em duas secretarias municipais de educação e como gestor escolar.

Leila Pio Mororó, Universidade do Sudoeste da Bahia

Doutora e mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2005) e possui graduação em Pedagogia (1989). É professora Plena com dedicação exclusiva (D.E.) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, onde exerce as atividades de pesquisa, extensão e ensino na graduação e na pós-graduação stricto sensu em Educação. Coordena o grupo de pesquisa NEFOP, o qual é responsável por desenvolver estudos, pesquisas e ações de extensão sobre a formação de professores e o trabalho docente. Pesquisa, publica e orienta trabalhos na linha de Formação de Professores com destaque para os temas de política de formação de professores, Parfor, avaliação de cursos, trabalho docente e prática pedagógica em sua interface com as políticas educacionais.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 4 abr. 2022.

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

CHAUÍ, Marilena. Ideologia e educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 245-257, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Hkd5kq8TC4k7bgfGBY7PNds/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 maio 2022.

DALMAGRO, Sandra Luciana; MARTINS, Lucinéia Scremin. Contribuições de Marx e Engels à educação e à pedagogia. Philosophy@lisbon, Lisboa, v. 8, p. 255-277, 2018. Disponível em: http://www.philosophyatlisbon.org/userfiles/file/n_8/philosophyatlisbon8.pdf. Acesso em: 27 maio 2022.

FIOD, Edna Garcia Maciel. Interdisciplinaridade na educação: algumas reflexões. In: AUED, Bernarde W.; VENDRAMINI, Célia R. (orgs.). Temas e problemas no ensino em escolas do campo. São Paulo: Outras Expressões, 2012.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1992.

JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio (orgs.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

KRUPSKAYA, Nadezhda Konstantinovna. A construção da pedagogia socialista: escritos selecionados. Organização de Luiz Carlos de Freitas e Roseli Salete Caldart. São Paulo: Expressão Popular, 2017.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992.

MANGINI, Fernanda Nunes Rosa. A interdisciplinaridade nos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

PAZ, Fernanda Ribeiro; SANTOS, Marcos Oliveira; AGUIAR, Andrea Alcantara Lima. BNCC para atender o capital: adaptar para o sistema produtivo ou transformar pela educação? In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, 24.; REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED, 2018, João Pessoa. Anais eletrônicos [...]. João Pessoa: EPEN/ANPEd, 2018. Disponível em: http://anais.anped.org.br/regionais/p/nordeste2018/trabalhos. Acesso em: 27 maio 2022.

PISTRAK, Moisey Mikhaylovick. Fundamentos da escola do trabalho. Tradução Luiz Carlos Freitas. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

SANTOS, Genário dos; COELHO, Maria Thereza Ávila Dantas; FERNANDES, Sérgio Augusto Franco. A produção científica sobre a interdisciplinaridade: uma revisão integrativa. Educação em Revista, v. 36, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38093. Acesso em: 25 maio 2022.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 12, n. 32, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 9 abr. 2017.

SHULGIN, Viktor Nikholae Vich. Rumo ao politecnismo. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

Downloads

Publicado

2024-05-31

Edição

Seção

Artigos