Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos

Autores/as

Palabras clave:

ensino de línguas estrangeiras, planejamento de aulas, multiletramentos, letramento crítico

Resumen

O planejamento de aulas de línguas estrangeiras constitui processo complexo, que merece atenção especial do professor, por exigir importantes reflexões de natureza teórica em relação a elementos subjacentes e a decisões sobre ações pedagógicas. Neste trabalho, abordamos tais elementos e apresentamos uma proposta de representação da constituição da aula. Para tanto, nos apoiamos teoricamente em autores que versam sobre planejamento de cursos (Barbirato e Silva, 2018), de aulas (Rozenfeld e Viana, 2006 e Almeida Filho, 1993/2008; 2012), sobre Letramento Crítico (Cope; Kalantzis, 2000) e Multiletramentos (Rojo e Moura, 2012). Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar reflexões teóricas acerca de conceitos pertinentes para a prática de ensino de língua estrangeira e de propor uma estrutura de aula, visando contribuir para ações docentes, tanto de professores de línguas em formação inicial quanto continuada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2020-02-17

Cómo citar

Rozenfeld, C. C. de F., & Viana, N. (2020). Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 35(4). Recuperado a partir de https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47112