Vozes em embate na mídia de informação e produção da objetividade: polêmicas em torno da precarização do trabalho na escola

Autores

  • Bruno Deusdará UERJ
  • Décio Rocha UERJ / CNPq

Palavras-chave:

discurso relatado, notícia de jornal, precarização do trabalho escolar, Programa Nova Escola

Resumo

Neste artigo, procedemos à análise de modos de produção de sentidos sobre o trabalho dos profissionais de Educação do ensino médio na mídia impressa, a partir de uma perspectiva enunciativa. Para fins de análise, selecionamos, como corpus, notícias de jornal tematizando o Programa de gratificação Nova Escola, instituído na rede pública estadual do Rio de Janeiro desde 2000. Abordando a problemática da heterogeneidade enunciativa (Authier-Revuz, 1990; Maingueneau, 1997), privilegiamos o discurso relatado como entrada de análise, com ênfase na categoria de discurso narrativizado (Genette, 1972; Sant’Anna, 2004; Deusdará, 2006). Os resultados obtidos mostram que o recurso ao discurso narrativizado cria um efeito de objetividade máxima na captação da voz oficial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruno Deusdará, UERJ

Instituto de Letras (Departamento de Estudos da Linguagem) e Instituto de Aplicação (Departamento de Línguas e Literatura)

Décio Rocha, UERJ / CNPq

Instituto de Aplicação (Departamento de Línguas e Literatura) e Instituto de Letras (Departamento de Estudos da Linguagem)

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Deusdará, B., & Rocha, D. (2014). Vozes em embate na mídia de informação e produção da objetividade: polêmicas em torno da precarização do trabalho na escola. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 27(1). Recuperado de https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/delta/article/view/3745

Edição

Seção

Artigos