PENSAMENTO E LINGUAGEM NAS AFIRMAÇÕES CONDICIONAIS

Autores

  • Gilberto Gomes Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem - UENF

DOI:

https://doi.org/10.1590/delta.v29i1.8504

Palavras-chave:

condicionais, contrafactuais, pensamento, linguagem

Resumo

As afirmações condicionais são uma estrutura peculiar da linguagem, que evidenciam uma operação cognitiva específica. Para expressá-la, diferentes línguas fizeram diferentes opções quanto às formas dos verbos usados. Condicionais primários são aqui definidos como aqueles que pressupõem a possibilidade da falsidade conjunta do antecedente e do consequente. Neles, a verdade do antecedente aparece como condição suficiente para a verdade do consequente. A condição de verdade dos condicionais primários é definida como a impossibilidade da conjunção da verdade do antecedente com a falsidade do consequente. Fica satisfeita a exigência de uma conexão entre antecedente e consequente, expressa por Crisipo como a incompatibilidade entre a afirmação do antecedente e a negação do consequente. Contrafactuais são condicionais que falam de algum aspecto da realidade através da imaginação de uma situação irreal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gilberto Gomes, Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem - UENF

Doutor pela Universidade Paris VII (1998). Pós-doutor pelo IFCS/UFRJ (2011). Autor de 14 artigos publicados em periódicos internacionais (entre os quais Cognitive Linguistics) e 10 em periódicos nacionais.

Downloads

Publicado

2014-04-23

Como Citar

Gomes, G. (2014). PENSAMENTO E LINGUAGEM NAS AFIRMAÇÕES CONDICIONAIS. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 29(1). https://doi.org/10.1590/delta.v29i1.8504

Edição

Seção

Artigos