Contribuições de uma organização de ensino de sistemas lineares via resolução de problemas no 2º ano do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p217-246

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Sequência didática, Abordagem de ensino, Sistemas lineares

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar e descrever as contribuições de uma organização de ensino via resolução de problemas para a aprendizagem do conteúdo de sistemas lineares. Os participantes foram 34 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Os instrumentos e técnicas de registro de dados foram: gravação e transcrição de áudios, fotografias, folhas de registros dos alunos e notas de campo. A análise de dados baseou-se na pesquisa qualitativa descritiva e interpretativa e abarcou o desempenho e compreensão dos alunos nas quatro etapas da organização de ensino proposta: (1) de uso do problema como ponto de partida; (2) de formação do conceito; (3) de definição do conteúdo; e (4) de aplicação em novos problemas. Os resultados mostraram que inicialmente os grupos de alunos utilizaram mais a estratégia de tentativa e erro, revelando pouca recorrência às representações algébricas. Nas etapas seguintes, os grupos revelaram compreender os aspectos conceituais de equações lineares e sobretudo de sistema de equações, de modo que puderam estabelecer relação entre a linguagem conceitual e a linguagem formal, baseados nas representações algébricas. Na etapa 4, os grupos tiveram bom desempenho, porém constatamos dificuldades nas etapas de execução e monitoramento do processo de resolução de problemas. Concluímos que os alunos demonstraram entendimento da compreensão conceitual e dos processos algorítmicos de sistemas lineares, revelando contribuições da proposta de organização do ensino para o favorecimento da construção do pensamento algébrico.

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Biografia do Autor

João Alessandro da Luz, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Matemática (2005), mestre (2008) e doutor (2012) pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Bauru-SP. Professor Associado nível B do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM da UEM. Membro do Comitê Gestor de Formação Inicial e Continuada de professores da Educação Básica, da UEM. É líder do Grupo de Estudos em Resolução de Problemas na Educação Matemática (GERPEM). Atua na área de Educação Matemática, abordando os seguintes temas: resolução de problemas (ensino e aprendizagem), Formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática, formação de conceitos geométricos.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

LUZ, J. A. da; PROENÇA, M. C. de. Contribuições de uma organização de ensino de sistemas lineares via resolução de problemas no 2º ano do ensino médio. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 217–246, 2025. DOI: 10.23925/1983-3156.2025v27i1p217-246. Disponível em: https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/emp/article/view/62648. Acesso em: 25 dez. 2025.