RECONHECENDO O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM COMO ESTRATÉGIA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS<br>RECOGNIZING THE FUNDAMENTAL COUNTING PRINCIPLE AS A STRATEGY IN THE RESOLUTION OF COMBINATORIAL PROBLEMS

Auteurs

  • Ana Paula Barbosa Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Rute Elizabete de Souza Rosa Borba Universidade Federal de Pernambuco

Résumé

O estudo objetiva investigar o reconhecimento, de professores de Matemática, do Princípio Fundamental da Contagem (PFC) em situações combinatórias. Trata-se de um recorte de uma dissertação que investiga os conhecimentos de professores de Matemática à luz dos conhecimentos propostos por Ball, Thames e Phelps. Como resultados, tem-se que há mobilização do conhecimento especializado do PFC quando professores aplicam esta estratégia na resolução de problemas de produto cartesiano, arranjo e permutação; porém, o mesmo não acontece em problemas de combinação; professores do Ensino Médio melhor reconhecem o uso do PFC, quando comparados com os do Ensino Fundamental, indicando influência da prática de ensino, bem com necessidade de melhor abordar este princípio em formações iniciais e continuadas.

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Bibliographies de l'auteur

Ana Paula Barbosa Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco - EDUMATEC/UFPE.

Rute Elizabete de Souza Rosa Borba, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora pela Oxford Brookes University – Reino Unido, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco – EDUMATEC/UFPE

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Publiée

2015-12-20

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LIMA, A. P. B.; BORBA, R. E. de S. R. RECONHECENDO O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM COMO ESTRATÉGIA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS&lt;br&gt;RECOGNIZING THE FUNDAMENTAL COUNTING PRINCIPLE AS A STRATEGY IN THE RESOLUTION OF COMBINATORIAL PROBLEMS. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 694–714, 2015. Disponível em: https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/emp/article/view/22410. Acesso em: 23 déc. 2025.

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