O que os dados do SAEB nos dizem sobre o desempenho dos estudantes em Matemática?<br>What SAEB data tell us about student performance in mathematics?

Auteurs

  • Juliana Batista Pereira dos Santos
  • Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto Universidade Federal de Santa Maria

Résumé

Este estudo analisa as notas médias obtidas pelos alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio do Rio Grande do Sul em matemática, nas edições 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O objetivo foi investigar e compreender oscilações e tendências em relação às médias de desempenho das esferas analisadas, com foco especial nas habilidades matemáticas equivalentes a cada nível de desempenho. Os resultados mostram oscilações progressivas, principalmente no 5º ano; avanços significativos de um mesmo grupo de alunos em momentos escolares distintos, e um déficit entre as habilidades matemáticas esperadas e obtidas pelos alunos de todos os anos escolares avaliados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Juliana Batista Pereira dos Santos

Licenciada em Matemática - UFPelEspecialista em Educação Matemática - UFSMMestre em Educação em Ciências - UFSMProfessora da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação - USP

Professor do Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - UFSM

Téléchargements

Publiée

2015-09-05

Comment citer

DOS SANTOS, J. B. P.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. de. O que os dados do SAEB nos dizem sobre o desempenho dos estudantes em Matemática?&lt;br&gt;What SAEB data tell us about student performance in mathematics?. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 309–333, 2015. Disponível em: https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/emp/article/view/22442. Acesso em: 26 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos