Estudo comparativo sobre a Educação Matemática presente em currículos prescritos para o Ensino Médio, no Brasil e no Uruguai <br> Comparative study on Mathematics Education present in curricula prescribed for High School in Brazil and Uruguay

Auteurs

  • Luciane Santos Rosenbaum PUC SP

DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p255-275

Mots-clés :

Educação comparada, Investigações curriculares, Currículos de Matemática.

Résumé

Este artigo apresenta um estudo comparativo dos currículos de Matemática para nível equivalente ao Ensino Médio entre Brasil e Uruguai. Na pesquisa de natureza qualitativa, lançamos mão de pesquisa bibliográfica nos documentos curriculares dos dois países. A forma de organização dos currículos prescritos apresenta alguns princípios similares, tais como a definição de temas estruturadores dos blocos de conteúdos e o agrupamento dos conteúdos segundo as categorias conceituais. A influência das pesquisas em Educação Matemática foi identificada nos documentos dos dois países em temas como: a apresentação da Matemática como uma ciência viva, em construção, a serviço de outras ciências e da sociedade e a preocupação com a formação de jovens participantes na sociedade e para o mundo de trabalho

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Biographie de l'auteur

Luciane Santos Rosenbaum, PUC SP

Doutora em Educação Matemática - maio de 2014 - Estudo comparativo sobre a Educação Matemática presente em currículos: Brasil e Uruguai. Professora de Matemática que atua na Educação Básica há 24 anos.

Références

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Publiée

2017-12-30

Comment citer

ROSENBAUM, L. S. Estudo comparativo sobre a Educação Matemática presente em currículos prescritos para o Ensino Médio, no Brasil e no Uruguai &lt;br&gt; Comparative study on Mathematics Education present in curricula prescribed for High School in Brazil and Uruguay. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 255–275, 2017. DOI: 10.23925/1983-3156.2017v19i3p255-275. Disponível em: https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33299. Acesso em: 25 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Finalizada - Currículo e Educação Matemática