Contribuições do PIBID na formação inicial do professor de matemática: saberes da docência<br>PIBID contributions in the initial training of the mathematics teacher: knowledge of teaching

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DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p589-603

Mots-clés :

Formação docente, matemática, Pibid.

Résumé

Este estudo insere-se no campo da formação de professores. Nasceu das reflexões acerca do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Espirito Santo (IFES) Cachoeiro de Itapemirim no Brasil. O programa tem por finalidade apoiar a iniciação à docência de estudantes de licenciatura, e também valorizar o magistério e, portanto, para a qualidade da educação básica, por meio da integração entre teoria e prática e entre universidade e escola. Objetivamos mostrar os significados do Pibid para estudantes, futuros professores em formação na Licenciatura em Matemática. Nossa hipótese é que o Programa proporciona a inserção do licenciando na sala de aula e a prática da docência no início da formação. Nós nos apoiamos em autores que discutem a prática e a formação docente e também os conhecimentos necessários ao professor para o exercício profissional. É possível afirmar que os significados são positivos, para a formação inicial dos estudantes de matemática, pois o Pibid tem contribuído para o aprimoramento da formação desses sujeitos, oportunizando a prática e a reflexão sobre a prática, além disso, integrando tais significados em atividades de pesquisa e divulgação científica.

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Bibliographies de l'auteur

Maria Aparecida Silva de Souza, IFES PUC SP

Doutora em Educação Matemática - PUC/SP. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente. Fez curso de Aperfeiçoamento em Educação Matemática para EJA. Graduada em Pedagogia - Habilitação em Magistério e Supervisão Escolar pelo Centro Universitário São Camilo - Campus Cachoeiro de Itapemirim - Espírito Santo (2000). Atualmente é pedagoga do IFES - Instituto Federal do Espirito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim - ES- Tutora a Distância e Professora Especialista de Metodologia de Aprendizagem em EAD no CEAD/IFES - Especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos pelo Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica - CEFETES - 2008. Especialista em Gestão e Docência em EaD pela UFSC - 2012-2013. Atualmente é Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Informática, Cursos Técnicos em Eletromecânica, Informática e Mineração do IFES. Pesquisa Formação de Professores, Pibid e Educação e Trabalho.

Saddo Ag Almouloud, PUC-SP

Doutorado em Matemática e Aplicações pela Universidade de Rennes I - França. Professor do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP

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Publiée

2019-11-06

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SOUZA, M. A. S. de; ALMOULOUD, S. A. Contribuições do PIBID na formação inicial do professor de matemática: saberes da docência&lt;br&gt;PIBID contributions in the initial training of the mathematics teacher: knowledge of teaching. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p589-603. Disponível em: https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45503. Acesso em: 21 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.