Pesquisa em visualização na educação matemática: conceitos, tendências e perspectivas

Auteurs

  • Cláudia Regina Flores UFSC
  • Débora Regina Wagner UFSC
  • Ivone Catarina Freitas Buratto UNIPLAC

Mots-clés :

visualização matemática, pesquisa em educação matemática, visualidade.

Résumé

Este artigo apresenta um estudo sobre como pesquisadores conceituam, ou dão significado ao termo visualização na pesquisa em educação matemática. Busca-se mapear e classificar tendências na pesquisa brasileira sobre visualização na educação matemática, tomando os trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Por fim, destaca-se que uma nova tendência teórica vem sendo problematizada tanto para descontruir os princípios fundantes sobre os quais se construíram a noção de visão e percepção, quanto para fomentar novos aportes teóricos para a pesquisa sobre visualização matemática.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Cláudia Regina Flores, UFSC

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática. Professora do Departamento de Metodologia de Ensino – CED/UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/PPGECT/CFM/CCB/CTC/CED–UFSC. Pesquisador Produtividade nivel 2 CNPq.

Débora Regina Wagner, UFSC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/CFM/CBB/CED–UFSC.

Ivone Catarina Freitas Buratto, UNIPLAC

Mestre em Educação Cientírica e Tecnológica. Professora do Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes e do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/CFM/CBB/CED–UFSC

Téléchargements

Publiée

2012-04-30

Comment citer

FLORES, C. R.; WAGNER, D. R.; BURATTO, I. C. F. Pesquisa em visualização na educação matemática: conceitos, tendências e perspectivas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/emp/article/view/8008. Acesso em: 26 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos