Engenharia Didática para a exploração didática da tecnologia no ensino no caso da Regra de L`Hopital

Auteurs

  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia
  • Herminio Borges Neto dep de educação

Mots-clés :

Engenharia Didática, Regra de L´Hopital, Geogebra.

Résumé

Neste estudo, apresenta-se uma Engenharia Didática – ED (ARTIGUE, 1995a, 1995b) com o tema envolvendo situações de ensino com o tema da regra de L´Hopital, num contexto da licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE. A fase de experimentação da ED é apoiada nos pressupostos da metodologia de ensino nominada Sequência Fedathi. Deste modo, produziu-se um clima de investigação em duas atividades, com a participação de 4 duplas de alunos, nas quais, o uso do software Geogebra se mostrou essencial. Na etapa de análise a posteriori, destacamos: com a exploração do software, os alunos comparam os dados de natureza geométrica com os de natureza analítico-algébrica; o software possibilitou um entendimento da manifestação de indeterminação de natureza geométrica, além de evitar a aplicação automática e irrefletida da regra. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia

dep de matematica

Téléchargements

Publiée

2012-09-02

Comment citer

ALVES, F. R. V.; NETO, H. B. Engenharia Didática para a exploração didática da tecnologia no ensino no caso da Regra de L`Hopital. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 337–367, 2012. Disponível em: https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/emp/article/view/9445. Acesso em: 28 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos