<br>Registro figural no ambiente de geometria dinâmica<br>Figural Register in Dynamic Geometry Environments

Autores

  • Jesus Victoria Flores Salazar PUC/Peru
  • Saddo Ag Almouloud PUC-SP

Palavras-chave:

registro de representação semiótica, figura, ambientes de geometria dinâmica

Resumo

O presente artigo tem por objetivo definir o registro figural dinâmico. Para isso, com base na teoria de Registros de Representação Semiótica e na pertinência, para o ensino e aprendizagem de geometria, do uso de Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD), fazemos uma releitura das três atividades cognitivas inerentes a todo registro de representação semiótica, no sentido de Duval, que chamamos formação dinâmica, tratamento dinâmico e conversão dinâmica, porque percebemos que, quando o sujeito interatua com AGD, as três atividades cognitivas possuem certas particularidades, que são apresentadas e analisadas por meio de exemplos concretos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

CHAACHOUA, H. Fonctions du dessin dans l’enseignement de la géométrie dans l’espace étude d’un cas: la vie des problèmes de construction et rapports des enseignants à ces problèmes. 1997. Tese (Doutorado em Didática da Matemática) – Universidade Joseph Fourier, Grenoble, 1997.

DUVAL, R. Semiósis et pensée humaine: registres sémiotiques et apprentissages intellectuels. Berne: Peter Lang, 1995.

________. Semiósis e pensamento humano: Registros semióticos e aprendizagens intelectuais. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

______. Ver e Ensinar a Matemática de outra forma: entrar no modo de pensar: os registros de representação semiótica. 1 ed. São Paulo: PROEM, 2011.

DUVAL, R. ; GODIN, M. Les changements de regard nécessaires sur les figures. IREM de Grenoble (Grand N), v. 76, pp. 7 – 27, 2005.

GOMEZ, C. Proceso de visualización de cuadriláteros: un Estudio con profesores de nivel secundário. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontificia Universidad Católica del Peru, Lima, 2015.

GRAVINA, M. A. Os ambientes de Geometria Dinâmica e o pensamento hipotético-dedutivo. 2001. 277 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

GRINKRAUT, M. L. Formação de professores envolvendo a prova matemática: um olhar sobre o desenvolvimento profissional. 2009. 349 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

LABORDE, C. Soft and hard constructions with Cabri: contribution to the learning of mathematics. Bogota: XVII Encuentro de Geometría, Universidad Pedagógica Nacional, 2006.

_____________. Integration of Technology in the Design of Geometry Tasks with Cabri-Geometry. In: International Journal of Computers for Mathematical Learning. v. 6. n.3, pp.283-317, 2001.

MITHALAL, J. Vers la mobilisation d’une géométrie axiomatique et de la déconstruction dimensionnelle : intérêt de la géométrie dynamique tridimensionnelle. In: Actes du séminaire national de didactique des mathématiques. IREM, Paris 7, pp. 113-128, 2011.

OLIVERO, F. The proving process within a dynamic geometry environment. 2003. 368 f. Tese (Doutorado em Educação) – University of Bristol, Bristol, 2003.

OLIVERO, F.; ROBUTTI, O. Measures in Cabri as a bridge between perception and theory. In: Proceedings of the 25th Conference of the International Group for Psychology of Mathematics Education. Netherlands: PME 25. pp. 9-16, 2001.

PAVANELLO, R. M. Por que Ensinar/aprender Geometria? In: VII Encontro Paulista de Educação Matemática. 2004. Anais... Disponível em <http://miltonborba.org/CD/Interdisciplinaridade/Anais_VII_EPEM/mesas_redondas/ > Acesso em: 13 jul. 2015.

RESTREPO, M. A. Genèse Instrumentale du déplacement en Géométrie Dynamique chez des élèves de 6e. 2008. Tese (Doutorado em Didática da Matemática) – Université Joseph Fourier, Paris, 2008.

VELOSO, E. Geometria: temas atuais: materiais para professores. (Desenvolvimento curricular no ensino secundário). 11.ed. Instituto de Inovação Educacional: Lisboa, 2000.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

SALAZAR, J. V. F.; ALMOULOUD, S. A. &lt;br&gt;Registro figural no ambiente de geometria dinâmica&lt;br&gt;Figural Register in Dynamic Geometry Environments. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 17, n. 5, p. 919–941, 2015. Disponível em: https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/emp/article/view/26325. Acesso em: 24 dez. 2025.