Integrando a educação financeira escolar no currículo do ensino fundamental

uma análise das políticas públicas e estratégias pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p618-641

Palavras-chave:

Educação financeira escolar, Ensino fundamental, Estratégias pedagógicas, Base nacional comum curricular

Resumo

Este artigo destaca a relevância da Educação Financeira Escolar (EFE) como componente do currículo do Ensino Fundamental (EF), evidenciando sua importância para a formação de indivíduos competentes na gestão de seus recursos financeiros. Por meio da análise das políticas públicas atuais, em particular a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o texto explora a integração dos conceitos de finanças pessoais no currículo escolar e discute estratégias pedagógicas para sua implementação. O artigo é de cunho qualitativo e ilustra a aplicabilidade da EFE na prática, descrevendo a elaboração e execução de atividades pedagógicas da EFE adaptadas aos alunos dos anos iniciais (4º e 5º anos) do Ensino Fundamental. Estas atividades evidenciam a possibilidade de introduzir a EFE de maneira eficaz e significativa desde os primeiros anos da escola. A partir das respostas obtidas, infere-se que os alunos ainda apresentam dificuldades em formular expressões numéricas e interpretar os problemas, indicando áreas que podem precisar de reforço ou de abordagens pedagógicas diferentes. Os resultados dessas atividades e suas contribuições para o entendimento dos estudantes sobre gestão financeira são também discutidos, destacando a eficácia da EFE como uma ferramenta de ensino

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jonata Souza dos Santos, Universidade Luterana do Brasil

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Educação Matemática

Referências

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. (2012). Letramento financeiro. https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/itens/2015/letramento_financeiro_portugues_pisa.pdf.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. (2018). Letramento financeiro. https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa/testes-e-questionarios.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2017). Exame Nacional do Ensino Médio. https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2017/cad_7_prova_azul_12112017.pdf

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2011). Exame Nacional do Ensino Médio. https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2011/05_AMARELO_GAB.pdf

Brasil. Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília. http://basenacionalcomum.mec.gov.br.

Brasil. Ministério da Educação. (2019). Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Proposta de Práticas de Implementação. Brasília. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf.

Creswell, J. (2014). Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso.

Janisch, A. B. L.; Jelinek, K. R. (2020) Explorando a educação financeira no ensino fundamental: um estudo de possibilidades a partir das orientações da BNCC. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 48324-48342. https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13478/11296.

Muniz, I. J. (2016). Econs Ou Humanos? Um Estudo Sobre a Tomada de decisão em Ambientes de Educação Financeira Escolar. [Tese de Doutorado em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. http://objdig.ufrj.br/60/teses/coppe_d/IvailMunizJunior.pdf.

OCDE. Directorade for Financial and Enterprice Affairs. (2005). Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. http://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf.

Olgin; C. A; Groenwald; C. L O. (2018) Educação Financeira no currículo de Matemática do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino Ciência e Tecnologia, v. 11, n.2, p. 368-390. https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8433.

Oliveira, A. A. (2017) Educação Financeira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: como tem ocorrido na sala de aula? [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife]. https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32214/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Anaelize%20dos%20Anjos%20Oliveira.pdf.

Veiga, A. M. (2019). Educação Financeira no Ensino Médio: uma proposta de curso de extensão para os acadêmicos da licenciatura em Matemática. [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil]. http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/349/344.

Publicado

2024-04-30

Como Citar

SANTOS, J. S. dos; GROENWALD, C. L. O. . Integrando a educação financeira escolar no currículo do ensino fundamental: uma análise das políticas públicas e estratégias pedagógicas. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 618–641, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i1p618-641. Disponível em: https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/emp/article/view/63284. Acesso em: 24 dez. 2025.