Discurso digital de professores

troca de conhecimento e impolidez implicada

Autores

  • Isabela Soares de Almeida Dias Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Fernanda Rodrigues Marçal Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e71049

Palavras-chave:

Troca de Conhecimento, Impolidez Implicada, Discurso Digital de Professores

Resumo

Este estudo examina o discurso digital de professores de inglês em plataformas online de troca de conhecimento, focando e, aspectos de autoridade epistêmica e impolidez implicada. Através da análise de textos contidos em dois blogs que oferecem dicas de preparação para exames de proficência, o estudo investiga como as escolhas linguísticas dos professores podem inadvertidamente comunicar impolidez enquanto tentam envolver os leitores. A pesquisa identifica quatro expressões-chave de potencial impolidez: marcadores discursivos conversacionais, ênfase tipográfica, indicadores de postura autoritária e observações humorísticas. Estas estratégias, embora visem criar um tom informal e acessível, podem por vezes ser percebidas como condescendentes ou agressivas. A investigação argumenta que a presumida autoridade epistêmica dos professores pode levar a não-observância das máximas conversacionais, resultando em impolidez implicada. Esta pesquisa contribui para a compreensão de como o discurso digital em contextos educativos pode tanto facilitar como dificultar a troca eficaz de conhecimento, demonstrando a necessidade de diligência no uso da linguagem em ambientes de ensino online.

Palavras-chave: Troca de Conhecimento; Impolidez Implicada; Discurso Digital de Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isabela Soares de Almeida Dias, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Isabela Dias é doutoranda em Linguística de Textos na UFMG, com pesquisa focada em dissenso e impolidez. Possui mestrado em Linguística Aplicada pelo CEFET-MG. É especialista em Ensino de Inglês, certificada pela UFMG, e possui CELTA e certificações em formação de professores de Cambridge. É membro do GEPTED/UFMG/CNPq (Grupo de Estudos sobre Pragmática, Texto e Discurso).

Fernanda Rodrigues Marçal , Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Fernanda Marçal possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Linguística Teórica e Descritiva. É especialista em Neuroeducação, Ensino de Inglês e Ensino para Crianças. Com ampla experiência no ensino de línguas, atualmente trabalha em uma escola bilíngue e desenvolve pesquisa pós-doutoral na UFMG. Fernanda também é membro do GEPTED/UFMG/CNPq (Grupo de Estudos sobre Pragmática, Texto e Discurso).

Referências

CULPEPER, Jonathan. Towards an Anatomy of Impoliteness. Journal of Pragmatics. 25. 349-367. 1996. Disponível em:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0378216695000143?via%3Dihub Acesso em 23.nov.2024.

CULPEPER, Jonathan. Conventionalised impoliteness formulae. Journal of Pragmatics. 42 (12). 3232–3245. 2010. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378216610001694 Acesso em 25.nov.2024.

CULPEPER, Jonathan. Impoliteness: Using language to cause offence (Vol. 28). Cambridge University Press. 2011.

CUNHA, Gustavo X. Relações de discurso, organização tópica e dimensão epistêmica: recursos para a análise da “episteme em ação”. In: TOMAZI, M. M. T. (org.). Estudos do discurso e compromisso social. Serra: Editora Milfontes, p. 321-343. 2023.

GRICE, Paul H. Logic and Conversation. In P. Cole and J. Morgan (eds.), Syntax and Semantics, vol. 3: Speech Acts. New York: Academic Press, 41–58, 1975. 2004.

HERITAGE, John. Epistemics in Action: Action Formation and Territories of Knowledge. Research on Language and Social Interaction, 45(1), 1–29, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08351813.2012.646684 Acesso em: 15 dez.2024.

HERITAGE, John.; RAYMOND, Geoffrey. The Terms of Agreement: Indexing Epistemic Authority and Subordination in Talk-in-Interaction. Social Psychology Quarterly, 68(1), 15-38, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1177/019027250506800103 Acesso em: 15 dez.2024.

HEYD, Theresa. Blogs. In C. Hoffman & W. Bublis (Eds.), Pragmatics of social media. De Gruyter, 2017.

LOCHER, Miriam A. Power and Politeness in Action: Disagreements in Oral Communication. Berlin, New York: De Gruyter Mouton, 2004.

MARKHAM, Annette; BUCHANAN, Elizabeth. Ethical Decision-Making and Internet Research: Recommendations from the AoIR Ethics Working Committee. AoIR, 2012. Disponível em: https://aoir.org/reports/ethics2.pdf Acesso em: 03 jun. 2025.

OLIVEIRA, Ana Larissa A. M. Reciprocity and epistemicity on screen-based interactions: the case of MOOCs. Pragmatics and Society, 2025. Disponível em: https://www.jbe-platform.com/content/journals/10.1075/ps.23143.oli Acesso em: 06 mar.2025.

OLIVEIRA, Ana Larissa A. M.; CUNHA, Gustavo X. (2024). Relações epistêmicas e impolidez linguística em comentários do twitter/x sobre um debate presidencial. LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (ONLINE), v. 24, p. 01-18.

PUSCHMANN, Cornelius. Blogging. In Susan Herring, Dieter Stein and Tuija Virtanen (eds.), Pragmatics of Computer-Mediated Communication. Handbooks of Pragmatics 9, 83–108. Berlin/Boston: de Gruyter, 2013.

SCOTT, Kate. Pragmatics online. London: Routledge, 2022.

TOWNSEND, Laura; WALLACE, Claire. Social Media Research: A Guide to Ethics. Economic and Social Research Council (ESRC), UK, 2016. Disponível em: https://www.gla.ac.uk/media/Media_487729_smxx.pdf Acesso em: 03 jun. 2025.

ZAPPAVIGNA, Michele. The Discourse of Twitter and Social Media. London/New York: Continuum International Publishing Group, 2012.

Downloads

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Dias, I. S. de A. ., & Marçal , F. R. . (2025). Discurso digital de professores: troca de conhecimento e impolidez implicada . The Especialist, 46(1), 771–788. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e71049

Edição

Seção

Artigos