Entre Plataformas, ODAs e Protótipos: Novos multiletramentos em tempos de WEB2

Auteurs

  • Roxane ROJO Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i1a2

Mots-clés :

Materiais Didáticos Digitais, Webcurrículo, Novos Letramentos, Multiletramentos

Résumé

Neste artigo, buscamos discutir e contrastar diferentes dispositivos e tipos de materiais didáticos digitais, segundo critérios pautados nos conceitos de paradigma da aprendizagem curricular e paradigma da aprendizagem interativa (LEMKE, 2010), tais como ODA (OED) e seus repositórios ou referatórios, gamificações, livros didáticos digitais interativos (LDDI) e protótipos de ensino. Diferentemente dos materiais impressos, esses materiais digitais são enfocados como uma contribuição na direção de um webcurrículo, que combina o currículo da letra e do impresso aos multiletramentos e novos letramentos contemporâneos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Roxane ROJO, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil

Roxane Rojo has a degree in Portuguese-French / Language Arts and Literature from the Universidade Presbiteriana Mackenzie, a master's and a doctorate in Applied Linguistics to Language Teaching from PUC-SP. She completed post-doctoral studies in Mother Language Didactics at the Université de Genève, Switzerland, under the supervision of Prof. Dr. Jean-Paul Bronckart. Currently, she is a full professor at the Department of Applied Linguistics at UNICAMP and researcher 1C at CNPq. She works mainly in the following subjects: (multi) literacy, discourse genres, teaching-learning of Portuguese Language and evaluation and elaboration of didactic materials. E-mail: rrojo@iel.unicamp.br

Références

ALMEIDA, M. E. B. A tecnologia precisa estar presente na sala de aula. Entrevista concedida ao portal Educar para Crescer. SP: Abril S/A, 2014, s/p. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/tecnologia-na-escola-618016.shtml. Acesso em: 24/01/2017.

ARAÚJO, N. M. S. A avaliação de objetos de aprendizagem para o ensino de Língua Portuguesa: Análise de aspectos tecnológicos ou didático-pedagógicos? In: ARAÚJO, J.; ARAÚJO, N. (Orgs.) Ead em tela: Docência, ensino e ferramentas digitais. Campinas: Pontes, 2013, s/p. Disponível em: https://www.academia.edu/6472457/Referência_ARAÚJO_Nukácia_M_A_AVALIAÇÃO_DE_OBJETOS_DE_APRENDIZAGEM_PARA_O_ENSINO_DE_LÍNGUA_PORTUGUESA_ANÁLISE_DE_ASPECTOS_TECNOLÓGICOS_OU_DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS. Acesso em: 24/01/2017.

BRUNS, A. From Prosumer to Produser: Understanding User-Led Content Creation. In: Transforming Audiences 2009, 3-4 Sep, London, 2009. Disponível em: http://eprints.qut.edu.au/27370/. Acesso em: 24/01/2017.

CHARTIER, R. A aventura do livro: Do leitor ao navegador. São Paulo, SP: Editora da UNESP/Imprensa Oficial, 1997(1977).

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: Reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, pp. 177-229, 1990.

COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.) Multiliteracies – Literacy learning and the design of social futures. NY: Routledge, 2006[2000].

GARCÍA-CANCLINI, N. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. (2007) Sampling «the New» in New Literacies. In: Knobel, M.; Lankshear, C. (Eds.) A New Literacies Sampler. New York: Peter Lang, 2007, pp. 1-24.

LEMKE, J. Letramento metamidiático: Transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada, vol. 49/2. Campinas, SP: DLA/IEL/UNICAMP, 2010, p. 1-17. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 18/04/2016.

MORAN, J. Aprendizagem significativa. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_inovadora/significativa.pdf. Acesso em: 01/02/2017.

RJ-EDUCAÇÃO. GENTE – Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais. RJ: Prefeitura/Educação/UNESCO, s/d. Disponível em: http://gente.rioeduca.net, acesso em: 18/04/2016.

ROJO, R. H. R. Pedagogia dos Multiletramentos: Diversidade cultural e de linguagens na escola. In: Rojo, R. H. R.; Moura, E. (Orgs.) Multiletramentos na Escola. SP: Parábola, 2012, pp. 11-32.

_____. Materiais didáticos no ensino de línguas. In: Moita-Lopes, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na Modernidade Recente – Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo, SP: Parábola Editorial/Cultura Inglesa, 2013, pp. 163-196.

_____. Multiletramentos, novos letramentos e ensino de Língua Portuguesa - Escol@ conectad@. Projeto Ref. Nº 302912/2013-4, Bolsa Produtividade Científica 1C, Brasília, DF: CNPq, 2014-2018.

Téléchargements

Publiée

2017-07-22

Comment citer

ROJO, R. (2017). Entre Plataformas, ODAs e Protótipos: Novos multiletramentos em tempos de WEB2. The ESPecialist, 38(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i1a2

Numéro

Rubrique

Papers