O ensino-aprendizagem de inglês instrumental a distância no edmodo

percepção de alunos sobre o ensino a distância (EaD)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i2e55252

Mots-clés :

EaD, Inglês instrumental, Recursos digitais, Edmodo

Résumé

Este artigo apresenta o relato e os resultados das percepções de alunos sobre a experiência de ensino à distância (EaD) em um curso de inglês instrumental ofertado a servidores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Buscamos evidenciar as percepções dos alunos em relação à aprendizagem da habilidade de leitura em língua inglesa no curso ministrado a distância, em cotejo com pressupostos acerca dessa modalidade de ensino, elencados, sobretudo, a partir das contribuições de Almeida (2003), White (2003) e Lima (2011). Para tanto, retomamos o conceito de EaD – com base nos autores supracitados –, as considerações sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação que hoje medeiam o processo de ensino-aprendizagem, além de pontuar algumas questões relevantes sobre material didático digital no ensino de leitura em língua inglesa. As percepções dos alunos que foram coletadas em entrevistas e questionários, por meio de ambientes virtuais, lançam luz sobre a potencial contribuição do EaD e das tecnologias digitais para o processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua estrangeira, para além do presente cenário pandêmico em que o distanciamento físico se tornou urgente.

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Bibliographies de l'auteur

Jorge Onodera, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Linguística-UFSCar/SP

Mestre em LAEL-PUC/SP

Professor Assistente na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Pesquisa na área de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, Inglês para Negócios, Inglês para Fins Específicos.

Aryadne Bezerra Araújo, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutoranda do programa de Linguagem e Representações na Universaidade Estadual de Santa Cruz-UESC. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia-FAPESB.

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Publiée

2023-10-02

Comment citer

Onodera, . J., & Araújo, A. B. (2023). O ensino-aprendizagem de inglês instrumental a distância no edmodo: percepção de alunos sobre o ensino a distância (EaD). The ESPecialist, 44(2), 96–120. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i2e55252