Ecologias da esperança: transgressões e (trans)formações na/para educação brasileira

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e66016

Mots-clés :

decolonialidade, transgressão

Résumé

Os Dossiês temáticos provenientes do I Congresso Internacional do ELLAE - Ensinos transgressivos, aprendizagens solidárias - por uma ecologia de línguas-literaturas-elinguagens buscam as ecologias como práticas e horizontes de vida, de liberdade, de transformação enquanto conceitos que movimentam o fazer docente-discente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

André Effgen Aguiar, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Doutor em Linguística Aplicada na PUC-SP,  mestre em Estudos Linguísticos pela UFES, professor dos cursos de Letras presencial e ead do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Pesquisador do grupo de pesquisa ELLAE (Educação, Linguagens, Linguística Aplicada e Ensino).

Références

AGUIAR, A. E. de. Aprendendo a leitura perversa do mundo: a formação com professores na perspectiva do letramento crítico. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas). Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, [1952-1953] 2016.

FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada como espaço de desaprendizagem. In: MOITA LOPES, L. P. da. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. 2 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 45-65.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e Outros Escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

KRENAK, A. Radicalmente vivos. Olugar. 2020.

OLIVEIRA, G. C. A.; LESSA, A. B. C. T. Em favor da educação linguística crítica decolonial: perspectivas em um curso de pós-graduação em linguística. (Org.) Oliveira, G. C. A. Decolonialidade: pontos e contrapontos na educação linguística crítica. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022, p. 33-56.

PENNYCOOK, A. Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 67-84.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, [1929] 2017.

Publiée

2024-03-27

Comment citer

Aguiar, A. E., Oliveira, G. C. de A., Queiroz, A. J. F. de ., Righi, F., & Lomeli, J. D. R. (2024). Ecologias da esperança: transgressões e (trans)formações na/para educação brasileira. The ESPecialist, 45(2), 1–4. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e66016