Dossiê Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e66017

Mots-clés :

decolonialidade

Résumé

No início de fevereiro de 2024 lançamos o volume 45, n. 1 (2024), do Dossiê Temático I Congresso Internacional do ELLAE: Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias – Por uma Ecologia de Línguas-Literaturas-e-Linguagens com Freire (1995) nos orientando ser necessário recomeçar sempre. Abrimos este segundo volume retomando Freire em diálogo com Fanon. O primeiro ao argumentar que, enquanto presença na História e no mundo, esperançar por uma pedagogia crítica não é em vão. O segundo, por nos mostrar que o problema não é conhecer o mundo em que vivemos, mas transformá-lo. Esse lutar, esperançar, sonhar e transformar os contextos em que os autores deste volume se encontram situados faz parte de uma educação crítica e libertadora.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

André Effgen Aguiar, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Doutor em Linguística Aplicada na PUC-SP,  mestre em Estudos Linguísticos pela UFES, professor dos cursos de Letras presencial e ead do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Pesquisador do grupo de pesquisa ELLAE (Educação, Linguagens, Linguística Aplicada e Ensino).

Références

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, P. Educação na cidade. São Paulo: Cortez. 1995.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a Educação como prática de liberdade. Martins Fontes: São Paulo. 2013.

Téléchargements

Publiée

2024-03-27

Comment citer

Aguiar, A. E., Oliveira, G. C. de A., Queiroz, A. J. F. de ., Righi, F., & Lomeli, J. D. R. (2024). Dossiê Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias. The ESPecialist, 45(2), 5–9. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e66017