As crônicas de Luis Fernando Verissimo como estratégia para o ensino de leitura
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69098Palavras-chave:
Crônica, Humor, Leitor crítico, Luis Fernando VerissimoResumo
Este estudo traz as crônicas humorísticas de Luis Fernando Verissimo como elemento relevante no processo de formação do leitor crítico no EJA. Propõe um trabalho de leitura e reflexão, visando a contribuir para atenuar as defasagens no que tange à competência leitora desse público, sugerindo uma sequência expandida com crônicas humorísticas. Teoricamente, as reflexões estão pautadas nas concepções de Freire (1992), Solé (1998), Koch e Elias (2008), Soares (2009) e Geraldi (2012) sobre a prática de leitura; Candido (1992) e Sá (1992), sobre o gênero textual crônica; Possenti (2021), Freud (2017) e Propp (1992) sobre o humor e a comicidade; e Cosson (2007) sobre o ensino da literatura. Em suma, este estudo objetiva: entender o atual cenário educacional em relação às práticas de leitura; elaborar estratégias para enfrentar os desafios na fluência e compreensão de textos; verificar a potencialidade dos textos de humor de Luís Fernando Veríssimo para a formação do leitor crítico no EJA. Metodologicamente, o estudo apresenta uma sequência expandida pautada na reflexão e no ensino de estratégias de leitura. A proposta é flexível e sugere possibilidades no contexto das práticas de leitura e escrita na educação básica.
Downloads
Metrics
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
CANDIDO, Antônio [et al.]. A vida ao rés do chão. In: A crônica: o gênero, sua ficção e suas transformações no Brasil. São Paulo: Editora da UNICAMP, 1992.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 27. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
FREUD, Sigmund. [1905]. O Chiste e sua relação com o inconsciente. In: FREUD, Sigmund. Obras Completas, v. 7. Tradução de Fernando Costa Mattos e Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 10 ed. São Paulo: Pontes, 2004a.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 9. ed. São Paulo: Pontes, 2004b.
KOCH, Ingedore Villaça, ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.
POSSENTI, Sírio. Humor, língua e discurso. Cotia, São Paulo: Margem da Palavra, 2021.
PROPP, Vladmir. Comicidade e riso. Tradução de Aurora Fordoni Bernardini e Homero Freitas de Andrade. São Paulo: Ed. Ática, 1992.
SÁ, Jorge de. A crônica. São Paulo: Ática, 1992.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo horizonte: Autêntica Editora, 2009.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 The Especialist

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.




Esta obra está licenciada com uma Licença
