Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou OpenOffice (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaçamento de 1,5; usa fonte de 12 pontos, Candara; empregar itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word/OpenOffice, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.

Diretrizes para Autores

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor”;
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (DOCX ou DOC);
  • URLs para as referências foram informadas, quando possível, e prontas para serem acessadas;
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores;
  • Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
  • Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Formatação do artigo: usar o Modelo/Template da revista (baixar Modelo/Template disponível: Modelo/Template)

Os artigos e ensaios devem ter a extensão mínima de 10 e máxima de 25 páginas, com a possibilidade de mais 3 páginas de anexo (aproximadamente 60 mil caracteres com espaço). As resenhas devem ter o mínimo de 4 e máximo de 8 páginas.

Encaminhamento

RECEBE ARTIGOS EM FLUXO CONTÍNUO. O TEMPO ESTIMADO ENTRE A AVALIAÇÃO E A PUBLICAÇÃO DO MANUSCRITO, NESTE PERIÓDICO, É DE, EM MÉDIA, 6 MESES.

Os autores (no máximo 3 autores) devem realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista; na seção Submissões Online, preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”, observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). É importante “salvar” as informações registradas.

Salienta-se que os autores devem ser doutores e apresentar, obrigatoriamente, o registro ORCID. Não doutores podem submeter trabalhos, desde que seja acompanhado por um doutor.

Depois de ter realizado esses passos, passar para “SUBMISSÕES ATIVAS” e iniciar o processo de submissão através do link “CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”, no qual irá realizar os cinco passos básicos:

1- Início: confirmar se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção destinada ao texto, a exemplo de artigos, resenhas, dossiê temático e outros;

2- Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, estado e país, resumo da biografia, título e resumo; indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado;

3- Transferência de originais: realizar a transferência do arquivo para o sistema;

4- Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal, tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto. A(S) BIODATA(S) REDIGIDA(S) APENAS EM INGLÊS, ITÁLICO, CONTENDO ATÉ 100 PALAVRAS E INCLUINDO E-MAIL(S) DO(S) AUTOR(ES) DEVERÁ(ÃO) SER ENVIADO(S) EM ÚNICO ARQUIVO (.DOCX) COMO DOCUMENTO SUPLEMENTAR.

5- Confirmação: Concluir a submissão.

Após concluir os cinco passos acima descritos, o autor poderá acompanhar pelo site da revista todo o fluxo de seu trabalho, da submissão, avaliação, aceite, reedição do original até a publicação. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pelo conselho ou editores da revista. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros do Conselho Editorial e pelos Editores da revista.

São critérios para avaliação dos trabalhos

  • conformidade com as normas de submissão;
  • relevância para a área do conhecimentos à qual se refere;
  • consistência teórica;
  • consistência metodológica;
  • referências bibliográficas atualizadas;
  • coerência com as normas técnicas.
  • escrita acadêmica idiomática; se o/a autor/a não for falante nativo/a de inglês, recomendamos fortemente que o manuscrito seja revisto por um/uma falante nativo/a antes de ser submetido. Uma escrita não idiomática pode fazer com que a sua submissão seja rejeitada.

Em conformidade com as diretrizes do Movimento Ciência Aberta, após a aprovação e revisão dos artigos para publicação os autores deverão informar os seguintes dados sobre o manuscrito:

a) Disponibilização dos dados das pesquisas

A disponibilização de dados abertos é fundamental para a transparência e a replicabilidade da pesquisa científica. The ESPecialist adere às melhores práticas recomendadas pelo Guia TOP (Transparência e Abertura na Publicação), promovendo o acesso aos dados utilizados nos artigos publicados. Ao adotar esses princípios nos preocupamos em promover a integridade da pesquisa, possibilitando a verificação de resultados e a construção de novos conhecimentos com base em trabalhos anteriores.

Assim, a partir de 2025, incentivamos nossas autoras e autores a depositarem seus conjuntos de dados em repositórios adequados. Sugerimos a consulta à Lista de Repositórios Recomendados, disponível no Guia TOP, para identificar plataformas confiáveis que seguem padrões reconhecidos de preservação e acesso aos dados. Desse modo, em todos os artigos do volume de fluxo contínuo, será necessário redigir uma seção obrigatória no texto chamada “Declaração de disponibilidade de dados”, na qual, em conformidade com os princípios de ciência aberta, as autoras e os autores declaram a disponibilidade dos dados e os caminhos para acessá-los. Esta seção também poderá justificar a restrição de acesso aos dados, em virtude de questões éticas ou legais.

b) Indicação dos papeis de cada autor

Preocupados em nos adequarmos às Recomendações de Vancouver, adotamos os critérios de definição de autoria dessa convenção internacional. De acordo com a normativa, entende-se por autora ou autor e coautora ou coautor a pessoa que:

  • “Contribuiu substancialmente para a concepção ou planejamento do trabalho; ou para a aquisição, análise ou interpretação de dados analisados no artigo;
  • Redigiu o trabalho ou o revisou criticamente quanto ao conteúdo intelectual importante; e fez a aprovação final da versão a ser publicada;
  • Concordou em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo que as questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam investigadas e resolvidas adequadamente.”

The ESPecialist espera que as coautoras e os coautores de um trabalho tenham realmente trabalhado em sua produção. Acreditamos que somente orientação ou supervisão de mestrado, doutorado ou pós-doutorado não qualifica, automaticamente, a orientadora ou o orientador como coautora ou coautor. É necessário que os três critérios acima tenham sido considerados para que haja a coautoria.

Desse modo, conforme as instruções contidas em “Diretrizes para autores” em nosso site, em caso de aceite, a versão para editoração deve conter uma seção sobre a indicação precisa do papel de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria, de forma a atender à convenção de autoria que nossa revista adota.

c) Declaração de conflito de interesses

Conflitos de interesses podem ocorrer quando autoras, autores, revisoras, revisores ou editoras e editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Por isso, as autoras e os autores devem acrescentar ao seu texto uma seção em que declaram se há conflito de interesse. 

Para mais informações, consulte: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest

d) Avaliação por pares aberta e autorização publicação de pareceres

The ESPecialist adotará o sistema de revisão aberta, em que autor e parecerista não serão anônimos. Nossa revista entende que a revisão aberta propicia o amadurecimento acadêmico da área, acreditando que esse processo transparente ajuda a restabelecer os laços de confiança com a comunidade e permite que os revisores sejam reconhecidos e recompensados pelo importante trabalho que realizam.

Cabe informar também que, se o artigo for aceito, os pareceres assinados serão publicados como parte do artigo, juntamente com as respostas do(s) autor(es).

Assim, após a aprovação do manuscrito por nossos pareceristas, os autores receberão do Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta para preencher e fornecer todas as informações acima. É importante frisar que a publicação do artigo está condicionada a devolução do formulário preenchido com todos os dados solicitados.

 CORPO DO ARTIGO

  1. Notas de pé de página: devem ser numeradas a partir de 1. Se houver nota no título, esta recebe asterisco (*) e não numeração. As notas não devem ser utilizadas para referências bibliográficas. Nesse caso, elas devem ser feitas no corpo do trabalho, entre parênteses, usando o sobrenome do autor, data de publicação e página, se necessário (Ex.: Barbara et al., 1996, p.63).
  2. Citação: Devido a atualização da ABNT, em julho de 2023, quanto a especificar a apresentação de citação, segue as principais mudanças, em conformidade com o site da ABNT:

Citação direta curta

Trata-se de uma citação de até 3 linhas na qual você deve utilizar as mesmas palavras do autor. Para isso, cite:

  • O sobrenome do autor;
  • A data de publicação da obra;
  • A página em que a informação foi extraída.

Além disso, sempre utilize aspas. Veja os exemplos:

Segundo Santos (2018, p. 34) “Atender o cliente com excelência é fundamental para satisfazê-lo, encantá-lo e fidelizá-lo”.

“Atender o cliente com excelência é fundamental para satisfazê-lo, encantá-lo e fidelizá-lo” (Santos, 2018, p. 34).

Citação direta longa

A citação direta longa possui mais de 3 linhas e deve ser formatada em: 

  • Fonte 10;
  • Espaçamento simples;
  • Recuo de 4 cm à esquerda.

Além disso, você não deve inserir o texto entre aspas.

Citação indireta curta

Nesse tipo de citação, você vai escrever a ideia do autor com as suas próprias palavras em até 3 linhas. Para tal, insira:

  • O sobrenome do autor;
  • A data de publicação da obra.

Não é necessário citar número da página. Observe os exemplos:

De acordo com Silva (2020) as empresas precisam investir em presença digital para se destacarem num mercado cada vez mais competitivo.

As empresas precisam investir em presença digital para se destacarem num mercado cada vez mais competitivo (Silva, 2020).

Citação indireta longa

Trata-se de uma citação que possui mais de linhas. Nesse caso, é obrigatório usar:

  • Fonte 10;
  • Espaçamento simples; 
  • Recuo de 4 cm à esquerda.

Veja os exemplos: Citação Direta e Indireta

 Citação da citação

Essa citação ocorre quando você menciona no seu trabalho a opinião de um autor que foi citado por outro. Assim, é preciso fazer o uso do “Apud” e inserir as seguintes informações:

  • O sobrenome no autor da obra original;
  • O ano de publicação;
  • Apud
  • O sobrenome do autor da obra que você leu;
  • O ano de publicação do documento;
  • O número da página.

Veja os exemplos: Citação Direta e Indireta

Segundo Fernandes (1991 apud Carvalho, 2017, p. 76) “O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos tempos. Desse modo, as empresas que desejam obter sucesso no mercado precisam estar atentas a essa nova realidade”.

“O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos tempos. Desse modo, as empresas que desejam obter sucesso no mercado precisam estar atentas a essa nova realidade”. (Fernandes, 1991 apud Carvalho, 2017, p.76).

Obs1.: Fique atento que as expressões latinas devem vir em itálico pela nova regra da ABNT

Obs2.:  Citações em língua estrangeira: em itálico e traduzidas em nota de rodapé.

  1. Anexos: caso existam, devem ser colocados depois das referências, precedidos da palavra Anexo. Para anexos que contenham textos originais já publicados, enviar em forma pronta para ser fotografada, contendo a referência bibliográfica completa, bem como permissão dos editores para reprodução.
  2. Referências:Os autores são citados em ordem alfabética, sem numeração para as entradas e em espaçamento simples entre as referências. O PRINCIPAL SOBRENOME DE CADA AUTOR É DIGITADO EM MAIÚSCULA, SEGUIDO DE VÍRGULA E DOS DEMAIS ESCRITOS POR EXTENSO (DO NOME E SOBRENOMES). Veja o exemplo:

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

Mais de uma obra no mesmo ano são diferenciadas pelo acréscimo das letras a, b, e, assim, sucessivamente, após a data.

Referências em apud também deverão constar das Referências Bibliográficas.

Referências (sem espaçamento entre as referências, em ordem alfabética e alinhado à esquerda)

De acordo com ABNT NBR 105:2020

  1. a) Trabalhos do mesmo autor: (sem usar underline para substituir nome de autor)

FREIRE, Paulo. Pedagogía de la Tolerancia. Tradução Mario Morales Castro. Michoacán: CREFAL, 2006.

FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 67. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

  1. b) Livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem negrito). Tradução Nome do Tradutor. Edição. Local: Editora, data.

HOOKS, Bel. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2013.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

  1. c) Capítulos de livro ou ensaios em coletâneas:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do capítulo sem destaque. In (itálico): seguido das referências do livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem negrito). Tradução por Nome do Tradutor. Edição. Local: editora, data. p. (páginas inicial-final do capítulo ou ensaio).

MATTOS, Andréa Machado de Almeida. Construindo cidadania nas aulas de inglês: uma proposta para o letramento crítico. In: TAKAKI, Nara & MACIEL, Rubens F. (Orgs.) Letramentos em terra de Paulo Freire. São Paulo: Pontes, 2015. p. 171-191.

CARBONIERI, Divanize. Descolonizando o Ensino de Literaturas de Língua Inglesa. In: JESUS, Dânie M. de; CARBONIERI, Divanize. (Eds.). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas (pp.121-142). São Paulo: Pontes Editores, 2016. p.121-142.

  1. d) Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: subtítulo. In: Nome do evento (sem itálico), número, ano, local de realização. Título da publicação (em negrito): subtítulo da publicação (sem negrito). Local de publicação (cidade): Editora, data. páginas inicial-final do trabalho.

CANTO, Tania Seneme. Novos letramentos e mapas como práticas: contribuições teórico-metodológicas para investigar a cartografia escolar em relação às novas tecnologias. In: XII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2017, Porto Alegre. Anais [...]. Dourados: Ed. UFGD, 2017.p. 1652-1661. Disponível em: http://enanpege.ggf.br/2017/anais/arquivos/GT%2006/1779.pdf . Acesso em: 20 jul.2022.

  1. e) Artigos de periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo (sem destaque). Nome do periódico (em negrito), cidade, volume e número do periódico, páginas, data de publicação. Quando o artigo estiver online, colocar o link e data de acesso.

MALDONADO-TORRES, Nelson. La descolonización y el giro des-colonial. Tabula rasa, Bogotá, n. 9, 01 jul, p.61-72, 2008. Disponível em: https://revistas.unicolmayor.edu.co/index.php/tabularasa/article/view/1502 . Acesso em: 20 jul. 2022.

OLIVEIRA, Luiz de Fernandes.; CANDAU, Vera Maria Ferrão. (2010). Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em revista, Belo Horizonte, v.26, n.01, p. 15-40, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/TXxbbM6FwLJyh9G9tqvQp4v/abstract/?lang=pt  Acesso em: 20 jul. 2022.

  1. f) Artigos de jornal:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor de forma abreviada. Título do artigo. Título do jornal (negrito), número ou título do caderno, seção ou suplemento, local, páginas, dia, mês, ano.

PEREZ, Elizete Buranello. A história dos mapas e sua função social. Nova Escola, Ed. 243, São Paulo, p. 3, 01 Jun. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/347/a-historia-dos-mapas-e-sua-funcao-social  Acesso em: 20 jul. 2022.

VERÍSSIMO, Luis Fernando. Um gosto pela ironia. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=flip . Acesso em: 12 ago. 2010.

  1. g) Monografias, dissertações e teses:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título (negrito): subtítulo, ano. Tipo de trabalho (Nível e área de concentração) – Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade, ano.

CORREA, Leonardo Neves. A Democracia Deliberativa atando e desatando nós nas políticas educacionais: por um Inglês Inclusivo. 2022. Tese. (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.

Importante:

OBS.: Anexar biodata(s) que deverá(ão) ser redigida(s) em inglês, itálico, contendo até 90 palavras e incluindo e-mail(s) do(s) autor(es) e enviado em único arquivo (.docx) como documento suplementar.

NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS FORA DAS NORMAS ACIMA.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.