Violência e erotismo na escrita de Moscow, de Edyr Augusto

Autores

Palavras-chave:

Erótica, Transgressão, Performance, Profanação

Resumo

O romance Moscow (2015), do autor paraense Edyr Augusto Proença, recebeu pouca atenção da crítica especializada até o momento. O presente artigo apresentará uma adaptação da dissertação de mestrado em que analiso a obra, com objetivo de investigar a violência no romance sob um viés erótico, a partir de sua materialização na escrita performativa da narrativa. Entende-se que a transgressão da distância estética do narrador de Moscow provoca erotismo e violência na escrita, na medida em que estabelece um efeito de continuidade e de presença, no âmbito da performance narrativa, de seu outro: o leitor. Compreendendo que o narrador afeta, com o discurso, o leitor e que essa afecção, por si só, é erótica, a concepção de erótico e violência em Bataille (2017) atua como elemento condutor do núcleo central do estudo, associado a um processo de profanação, norteado pelos estudos de Agamben (2007).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giovanna Luisa Ribeiro do Nascimento, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP

Mestrado em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sob orientação da Dra.Maria Rosa Duarte de Oliveira. Tem bacharelado em Direito pela Universidade da Amazônia (2018) e licenciatura plena em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado do Pará (2017). Fez parte, até 2023, do Grupo de Pesquisa "O narrador e as fronteiras do relato".  Professora de Língua Portuguesa na rede municipal de Campinas/SP.

Referências

ADORNO, T. W. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: ADORNO, T. W. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades. Editora 34, 2003, p. 55-64.

AGAMBEN, G. Profanações. Trad. Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.

AUGUSTO, E. Moscow. São Paulo: Boitempo, 2015.

AZEVEDO, E. O corpo erótico das palavras: um estudo da obra de Raduan Nassar. São Paulo: Perspectiva, 2019.

BARTHES, R. O prazer do texto. Trad. Jaime Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1987.

BARTHES, R. Sade, Fourier, Loyola. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BATAILLE. G. O erotismo. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017a.

BATAILLE. G. A literatura e o mal. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017b.

BENVENISTE, É. O aparelho formal da enunciação. In: BENVENISTE, É. Problemas da Linguística Geral II. Trad. Eduardo Guimarães et al. Campinas, SP: Pontes, 1989. p. 81-90.

FOUCAULT, M. Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão... um caso de parricídio do século XIX, apresentado por Michel Foucault. Trad. Denize Lezan de Almeida. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1977.

FOUCAULT, M. Prefácio à transgressão. In: FOUCAULT, M. Ditos e escritos III. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

GINZBURG, J. Literatura, violência e melancolia. Campinas: Autores Associados, 2012.

GINZBURG, J. Crítica em tempos de violência. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Fapesp, 2017.

LIMAS, L. La petite mort: Transgressão e gozo erótico. 2014, 122p. Dissertação (Mestrado em Literatura) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis: Repositório da Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/129337. Acesso em: 16 set. 2024.

RESENDE, B. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; Biblioteca Nacional, 2008.

SCHOLLHAMMER, K. E. Cena do crime: violência e realismo no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

Downloads

Publicado

2025-01-07

Como Citar

Nascimento, G. L. R. do. (2025). Violência e erotismo na escrita de Moscow, de Edyr Augusto. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (33), 26–44. Recuperado de https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/67117