A imagem-ritmo e o videoclipe no audiovisual

Authors

  • Felipe de Castro Muanis Universidade Federal Fluminense

Keywords:

imagem-ritmo, videoclipe, textos produzíveis

Abstract

A televisão pode ser um espaço de reunião entre som e imagem em um dispositivo que possibilita a imagem-ritmo – dando continuidade à teoria da imagem de Gilles Deleuze, proposta para o cinema. Ela agregaria, simultaneamente, ca-racterísticas da imagem-movimento e da imagem-tempo, que se personificariam na construção de imagens pós-modernas, em produtos audiovisuais não necessariamente narrativos, porém populares. Filmes, videogames, videoclipes e vinhetas em que a música conduz as imagens permitiriam uma leitura mais sensorial. O audiovisual como imagem-música abre, assim, para uma nova forma de percepção além da textual tradicional, fruto da interação entre ritmo, texto e dispositivo. O tempo das imagens em movimento no audiovisual está atrelado inevitável e prioritariamente ao som. Elas agregam possibilidades não narrativas que se realizam, na maioria das vezes, sobre a lógica do ritmo musical, so-bressaindo-se como um valor fundamental, observado nos filmes Sem Destino (1969), Assassinos por Natureza (1994) e Corra Lola Corra (1998).

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Felipe de Castro Muanis, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Comunicação Social UFMG, Professor do Departamento de Cinema e do PPGCOM - UFF

Published

2012-12-12

Issue

Section

Dossier Visualidades e visibilidades: Videologia: do controle à participação