Recuperando o objeto: extrapolações volumétricas de found footage

Autores/as

  • Gabriel Menotti Gonring UFES

Palabras clave:

fotogrametria, found footage, hiperfidelidade computacional

Resumen

Esse artigo examina, brevemente, a história e os pressupostos operacionais de formas de reconstrução volumétrica baseada na captura de dados visuais, em particular a fotogrametria digital. A fotogrametria é uma das principais técnicas empregadas atualmente na produção de
réplicas virtuais de patrimônio para fins de conservação. O realismo computacional obtido com esse processo induz à crença de que seja possível recuperar a totalidade de um objeto a partir de seus vestígios midiáticos. Ao recorrer a projetos artísticos que evidenciam as idiossincrasias dos modelos gerados, pretendemos colocar em questão os limites dessa promessa tecnológica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Gabriel Menotti Gonring, UFES

Gabriel Menotti atua como crítico e curador. É professor de Edição e Multimídia na Universidade Federal do Espírito Santo. Possui um doutorado em Media and Communications por Goldsmiths (Universidade deLondres) e outro em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Já publicou artigos em diversos periódicos acadêmicos e coletâneas pelo mundo. Apresentou trabalhos em eventos como o 16o ISEA, a 29a Bienal de São Paulo e o Festival Transmediale. Suas obras mais recentes são Movie Circuits: Curatorial Approaches to Cinema Technology (Universidade de Amsterdam, 2019) e a coletânea Curadoria, cinema e outros modos de dar a ver (Edufes, 2018).

Publicado

2020-03-24

Número

Sección

Artigos | Articles