Fotografia e representação do sofrimento

Auteurs-es

  • Carolina Sá-Carvalho Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Mauricio Lissovsky Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mots-clés :

fotografia, sofrimento, representação, vítima, espaço público

Résumé

A partir do confronto de três fotografias — a “Madonna dos cortiços”, de Lewis Hine, a “Mãe migrante”, de Dorothea Lange, e a imagem estampada de João Hélio na camiseta de sua mãe —, este trabalho investiga as transformações da representação do sofrimento e da dor. A dimensão pública destas fotografias permite acompanhar, por intermédio da imagem da mãe que sofre, as mudanças na natureza do espaço público e o papel decisivo do discurso das vítimas na constituição de sua feição contemporânea.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur-e

Carolina Sá-Carvalho Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Comunicação Social (2005) e mestrado em Comunicação e cultura (2008) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, sofrimento, política, risco, violência e mídia. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1369180838866805

Mauricio Lissovsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, cinema, memória, e poítica. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8617902192670705

Téléchargements

Publié-e

2007-09-30

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles