A cultura cinematográfica nas exposições universais: modernidade e tradição na Paris de 1925

Auteurs-es

  • Eduardo Victorio Morettin ECA, USP, São Paulo, SP

Mots-clés :

cinema e história, história do cinema, exposições universais

Résumé

O artigo pretende analisar a presença do cinema na Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes, realizada em Paris em 1925. Na década de 1920, consolidando-se como meio de comunicação de massa, ele passou a ser utilizado cada vez mais como “vitrine” em que a nação projeta as virtudes nacionais a serem celebradas em um cenário marcado pela corrida imperialista. Neste caso específico, os discursos da modernidade e da tradição conciliaram-se a fim de celebrar o caráter nacional francês dentro de um quadro marcado pela afirmação cultural do cinema.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

Eduardo Victorio Morettin, ECA, USP, São Paulo, SP

Professor de História do Audiovisual na Escola de Comunicações e Artes da USP

Téléchargements

Publié-e

2015-12-15

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles