Como ler imagens ? A lição de Roland Barthes

Auteurs-es

  • Rodrigo Fontanari Universidade Estadual de Campinas

Mots-clés :

imagem, studium, mito, punctum, fotografia, Roland Barthes.

Résumé

Este artigo visa aproximar o conceito de mito, como definido por Roland Barthes em sua obra Mitologias, da noção de studium estabelecida em seu outro livro, A câmara clara, uma vez que essa noção barthesiana acena com a possibilidade de compreensão a partir de uma espécie de remanejamento daquele conceito de mito para o campo do fotográfico. Trabalhamos com a hipótese de que esses operadores barthesianos podem ainda ser úteis para pensar as imagens na contemporaneidade dos estudos de visualidade.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

Rodrigo Fontanari, Universidade Estadual de Campinas

Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador associado ao Réseau International Roland Barthes, Equipe Barthes do Institut des Textes et Manuscrits do CNRS.

Téléchargements

Publié-e

2015-12-15

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles