Impasses e potencialidades de um filme assintagmático

Auteurs-es

  • Leonardo Gomes Esteves Universidade Federal de Mato Grosso

Mots-clés :

cinema experimental, sobreimpressão, Pierre Clémenti, Maio de 68

Résumé

Este artigo busca propor uma reflexão sobre o que é aqui chamado de filme assintagmático, tomando como contexto a produção cinematográfica em torno de Maio de 68. O objeto contemplado por este estudo de caso é o curta-metragem La révolution n’est qu’un début. Continuouns le combat (1968), de Pierre Clémenti. Para esta análise e para a compreensão do que se propõe conceitualmente, leva-se em consideração a emergência de um “estado selvagem” através da sobreimpressão imagética, como propõe Noguez (2010), e de um tempo subjetivo dela advinda, como prevê Clerget (2001). A formulação está em oposição ao estabelecido por Metz (2010) como sintagma no cinema. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

Leonardo Gomes Esteves, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Comunicação Social pela PUC-Rio (2017)

Téléchargements

Publié-e

2021-04-19

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles