O bem-viver contemporâneo em revistas: uma análise do tensionamento entre consumo e simplicidade no discurso da Vida Simples

Autores

  • Gisele Dotto Reginato Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Márcia Franz Amaral Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

revista, análise de discurso, consumo, simplicidade

Resumo

Tendo como pano de fundo a construção do bem-viver contemporâneo em revistas – contexto em que o jornalismo cria novos parâmetros de estilo e normalidade-, o objetivo deste artigo é trabalhar com o tensionamento entre consumo e simplicidade no discurso da revista Vida Simples, editada pela Abril. Entendemos que a revista propõe uma vida simplificada, que preconiza uma redução do consumo, mas, de outra forma, a maneira que a sociedade oferece para ter uma vida mais simples é através do consumo como forma de construção de identidades. Utilizando o aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, observamos que o discurso da revista está tensionado entre a incitação a um consumo individual, a um consumo que considera o ambiental e a um consumo politizado, havendo disputas ideológicas que se materializam no discurso da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gisele Dotto Reginato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bolsista Capes.

Márcia Franz Amaral, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, pós doutora pela Universitat Pompeu Fabra, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2013-05-28

Edição

Seção

Artigos | Articles