Imersão em games narrativos

Autores

  • Suely Fragoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Palavras-chave:

Games. Imersão. Suspensão de Descrença. Agência. Interatividade. Interfaces. Encenação de Crença.

Resumo

O texto discute as expressões utilizadas para caracterizar a experiência de imersão em games narrativos. O ponto de partida é uma revisão dos significados associados à suspensão de descrença na literatura, no cinema e na televisão, orientada pelo questionamento do mito da audiência ingênua, incapaz de distinguir entre a representação e a realidade. Duas características das narrativas midiáticas interativas – o exercício da agência eas disparidades entre as interfaces de hardware e software – evidenciam o caráter ativo do envolvimento do público com as representações midiáticas. Propõe-se que, no caso dos games, essa habilidade que permite agir simultaneamente no mundo do jogo e no mundo real estaria melhor caracterizada como uma encenação de crença.

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Biografia do Autor

Suely Fragoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação

Programa de Pós-Graduação em Design

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Publicado

2014-12-13

Edição

Seção

Artigos | Articles