Entre o permanente e o transitório: uma análise semiótica das marcas Todecacho e Meu Liso

Autores

Palavras-chave:

consumo, marcas, identidade, racismo.

Resumo

Neste trabalho analisamos duas linhas de produtos da marca brasileira Salon Line: Todecacho, dirigida para o cuidado aos fios crespos e cacheados; e Meu Liso, destinada aos cuidados dos cabelos lisos. O objetivo é identificar, por meio da semiótica da expressividade marcária (PEREZ, 2017), o potencial sígnico contido nos nomes das linhas de produtos e de seus res- pectivos slogans, a partir do repertório cultural da sociedade brasileira. Os resultados da análise apontam para reforços de estruturas racistas, tanto no nome quanto no slogan, uma vez que Todecacho afirma uma transitorie- dade dos cabelos, importante elemento de afirmação da identidade negra, ao passo que Meu Liso demonstra a ideia de posse e permanência dos fios lisos.

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Biografia do Autor

Pablo Moreno Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG. Docente do Departamento de Comunicação Social da UFMG.

Dalila Maria Musa Belmiro, PUC Minas

Mestre em Comunicação Social e Publicitária pela PUC Minas

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Publicado

2021-07-07

Edição

Seção

Artigos | Articles