O trem na paisagem: um olhar materialista sobre o cinema de Lumière

Autores

  • Marcelo Carvalho Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ)

Resumo

Este artigo propõe pensar alguns aspectos do início do cinema a partir do filme L’arrivée d’un train en gare à La Ciotat (1895), de Louis Lumière, conectando a história da paisagem na pintura ocidental tal como concebida por Rainer Maria Rilke (em seu texto Sobre a paisagem) às teses deleuzianas sobre o cinema. Nosso objetivo é apontar para um caminho alternativo de leitura do período, considerando-o em seu aspecto material imanente. Tal postura nos direcionará para fora da questão do “realismo” das imagens desse momento do cinema, realismo que considera a matéria como modelo “transcendente” da imagem cinematográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Carvalho, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ)

Doutorando do PPGCOM da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ), onde desenvolve pesquisa sobre o cinema com apoio de bolsa do CNPq. Mestre em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ). Especialista em Arte e Filosofia pela PUC-Rio. E-mail: marcelocarvalho.0001@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2012-06-28

Edição

Seção

Dossiê | Dossier