Evolução de Grandes Ideias em Química

Autores/as

  • Sérgio Paulo Jorge Rodrigues Departamento de Química Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Coimbra http://orcid.org/0000-0002-4640-7039

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v17espp275-281

Palabras clave:

Ensino da Química, História da Química, Filosofia da Química

Resumen

Faz-se uma revisão breve da evolução de alguns conceitos e ideias fundamentais em Química, nomeadamente os que são relativos aos elementos químicos e átomos, moléculas e iões e compostos, geometria molecular, estrutura eletrônica, e ligação química, interações e reações químicas que desembocam no conceito de “Grandes Ideias” em Química. É apresentada uma lista simplificada de “Grandes Ideias” comum às propostas analisadas e baseada na evolução histórica dos conceitos em Química.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Aaron Ihde, The Development of Modern Chemistry. New York: Dover, 1964

J. R. Partington. A Short History of Chemistry. New York: Mcmillan, 1960

J. R. Partington. A History of Chemistry (Volumes 1-4). New York: St. Martin's Press, 1970-1972

B. Bensaude-Vincent, I. Stengers, História da Química. Lisboa: Instituto Piaget, 1996

M. Crazon, O. Lafont, História das Ciências da Antiguidade aos Nossos Dias. Volume II. Física e Química. Lisboa: Textografia, 2011.

S. P. J. Rodrigues, P. J. B. S. Caridade, “Contributos para a História da Química Computacional e do Uso dos Computadores em Química.” História da Ciência: Construindo Interfaces, 25 (2022): 140-155.

Alex H. Johnstone. “Macro- and microchemistry.” School Science Review, 64 (1982): 377-379.

Jesper Sjöström & Vicente Talanquer. “Humanizing Chemistry Education: From Simple Contextualization to Multifaceted Problematization” J. Chem. Educ. 91 (2014): 1125-1131.

Davis Baird, Eric Scerri, & Lee Mcintyre (Eds.) Philosophy of Chemistry. Synthesis of a New Discipline. Springer, 2006.

B. Bensaude-Vincent & J. Simon, Chemistry: The Impure Science. World Scientific, 2008.

V. Talanquer, “Central Ideas in Chemistry: An Alternative Perspective” J. Chem. Educ. 93 (2016): 3−8.

C. Fiolhais (coord. cient.), I. Festas, H. Damião (coord. ped.), A. J. Ferreira, F. Braguez, M.-G. Matos, S. P. J. Rodrigues (Coord. Quim.), C. Fiolhais (Coord. Fis.), C. Portela, G. Ventura, & R. Nogueira, Programa de Física e Química A 10.º e 11.º anos, Ministério da Educação, 2014. Disponível em https://www.dge.-mec.pt/sites/default/files/ficheiros/programa_fqa_10_11.pdf (acedido a 29 de outubro de 2023).

Ronald J. Gillespie, “The Great Ideas of Chemistry” J. Chem. Educ. 74 (1997): 862−864.

Peter Atkins, “Chemistry’s Core Ideas”, Chem. Educ. N.Z. (2010): August, 8−12.

T. Holme, & K. Murphy, “The ACS Exams Institute Undergraduate Chemistry Anchoring Concepts Content Map I: General Chemistry.” J. Chem. Educ. 89 (2012): 721−723.

Publicado

2024-01-05

Número

Sección

3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino