O Experimento da Indução Eletromagnética de Michael Faraday: construção de réplicas de aparatos históricos para promoção da abordagem da história da ciência

Autores

  • Paulo Henrique dos Santos Sartori Universidade Federal do Pampa
  • Marcio Nascimento de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp22-50

Resumo

Resumo

Este trabalho apresenta o processo de pesquisa e produção de um conjunto de materiais elaborados a partir da análise detalhada do episódio histórico ‘Experimento de Indução Eletromagnética’ realizado em 1831 pelo cientista inglês Michael Faraday, em especial, a construção de réplicas dos aparatos anel-bobina, galvanômetro e bateria cocho, os quais foram confeccionados de modo artesanal, baseado em textos e imagens das obras originais do cientista. Alinhado a alguns pressupostos sobre as formas de utilização da abordagem Histórico-Investigativa, buscou-se retratar o processo de construção similar ao que teria sido vivenciado pelo próprio Faraday, contemplando as principais etapas envolvidas e os desafios enfrentados, contextualizando o experimento em si, os aparelhos elaborados por ele e instrumentos científicos utilizados na época. A busca por informações relevantes e consistentes pautou-se pelo uso de fontes primárias e secundárias confiáveis, acessíveis e respaldadas por instituições renomadas. A confecção dos aparatos, considerando a perspectiva da Replicação de Aparatos e Experimentos Científicos Históricos, possibilita uma imersão histórico-científica sobre o fazer ciência e a consequente implicação na construção do conhecimento científico, com potencial didático para fomentar o senso crítico e criativo dos estudantes.

 

Palavras-chave: Abordagem Histórico-Investigativa. Aparato Científico Histórico. Réplicas. Episódios da Ciência. Michael Faraday.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcio Nascimento de Oliveira

Centro Universitário Internacional UNINTER

Downloads

Publicado

2024-01-05

Edição

Seção

3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino