A FORMAÇÃO FONOLÓGICA DO PROFESSOR E SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL: INTERPRETANDO EXPERIÊNCIAS, GARIMPANDO SENTIDOS

Auteurs

  • Elizabeth Mara Elizabeth Mara POW Faculdade de São Bernardo do Campo – FASB/SBC/SP e Pontifícia Universidade de São Paulo – PUC/SP

Mots-clés :

Fonologia, formação de professor, pesquisa de natureza hermenêutico-fenomenológica

Résumé

Este artigo relata uma pesquisa de natureza hermenêutico-fenomenológica sobre a contribuição do estudo da Fonologia e de uma postura reflexiva na formação docente. Descreve e interpreta algumas representações de professores de inglês sobre pronúncia e falante ideais, e como estas repercutem na ação e na identidade docente. Fundamentam a investigação visões sobre a Fonologia na perspectiva do inglês como língua internacional, o paradigma do falante nativo / não-nativo, e os conceitos sobre representações sociais. O estudo envolveu 28 professores de inglês em um programa de educação continuada. Os dados indicam que lacunas na formação fonológica tendem a reforçar o paradigma do falante nativo, implicando na constituição da identidade e ação docentes. Também sugerem ser necessária uma reorientação crítico-reflexiva ao estudo da fonologia na formação docente que considere a dimensão afetiva do professor e questões sociolinguísticas de identidade.

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Biographie de l'auteur

Elizabeth Mara Elizabeth Mara POW, Faculdade de São Bernardo do Campo – FASB/SBC/SP e Pontifícia Universidade de São Paulo – PUC/SP

Possui graduação em Letras - Habilitação: Inglês/Português pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1969) e mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora da COGEAE(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), professora assistente da Faculdade de São Bernardo do Campo,São Paulo 

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Publiée

2018-03-26

Comment citer

Elizabeth Mara POW, E. M. (2018). A FORMAÇÃO FONOLÓGICA DO PROFESSOR E SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL: INTERPRETANDO EXPERIÊNCIAS, GARIMPANDO SENTIDOS. Intercâmbio, 37. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/36650

Numéro

Rubrique

Artigos