A PERSUASÃO E O PROCESSO DE IMPEACHMENT EM EDITORIAIS DOS JORNAIS FOLHA DE SÃO PAULO E THE NEW YORK TIMES

Auteurs

  • Marcelo SAPARAS Universidade Federal de Grande Dourados – UFGD/MS
  • Sumiko Nishitani IKEDA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Mots-clés :

impeachment, representação, teoria da metáfora conceptual, linguística crítica, linguística sistêmico-funcional.

Résumé

O objetivo desta pesquisa é o exame crítico dos processos de representação referentes ao possível impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, dos jornais Folha de S. Paulo e The New York Times, com base nas metáforas relacionadas a expressões metafóricas presentes em editoriais e artigos de opinião desses jornais. As construções polarizadas da questão e os papéis dos participantes nos dois jornais são reforçados pela coesão lexical, permitindo aos jornais desenvolver consistentemente certos temas metafóricos que constroem entendimentos específicos do impeachment. O estudo segue uma combinação da abordagem cognitiva com a pragmática, com base na Teoria da Metáfora Conceptual (TCM) e na Linguística Crítica, que permitem verificar as relações entre escolhas de certas formas linguísticas e as ideologias e relações de poder que subjazem a essas formas, e nesse particular, a análise tem o apoio da Linguística Sistêmico-Funcional. A análise mostra que essas escolhas constituem expressões metafóricas relacionadas a metáforas conceptuais que adquirem duas funções: (i) interferem nas representações do processo de impeachment, exercendo importante papel na retórica persuasiva que cada jornal utiliza sobre o fato; (ii) concorrem no estabelecimento da coerência discursiva do texto.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Marcelo SAPARAS, Universidade Federal de Grande Dourados – UFGD/MS

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (1982), graduação em Letras - Inglês pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2004), mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUCSP (2006) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUCSP (2012). Atualmente é pesquisador de instituição externa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados. 

Sumiko Nishitani IKEDA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Possui graduação em Letras Anglo-Germânicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) (1961), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986). Atualmente é professora titular no curso de pós graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUCSP. 

Téléchargements

Publiée

2018-03-26

Comment citer

SAPARAS, M., & IKEDA, S. N. (2018). A PERSUASÃO E O PROCESSO DE IMPEACHMENT EM EDITORIAIS DOS JORNAIS FOLHA DE SÃO PAULO E THE NEW YORK TIMES. Intercâmbio, 37. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/36656

Numéro

Rubrique

Artigos