UM ESTUDO SOBRE RÓTICOS EM VARIANTES DO ESPANHOL

Auteurs

  • Maria da Piedade Soares CÓSTOLA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Mots-clés :

róticos em língua espanhola, coda silábica, fonética acústica.

Résumé

Os róticos constituem uma classe de sons que apresenta extensa alofonia em coda silábica. A língua espanhola apresenta os fonemas róticos tap/ɾ/ e trill/r/ e em coda silábica podem ocorrer alofones fricativos, vibrantes fricativas, aproximantes ou omissão do rótico. Com base na Teoria Acústica de Produção da Fala e inspeção dos espectrogramas, podemos detalhar as características fonéticas dos róticos. Usamos como corpus a letra da canção Pedro Navaja de Rubén Blades. Gravamos falantes, nativos do espanhol, variedades colombianas, cubana, peruanas, espanhola, argentina e mexicana. A análise revelou maior produção de tap em todos os contextos e por todos os sujeitos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Maria da Piedade Soares CÓSTOLA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Mestra pelo programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP. Bolsista CNPq. Pós-graduada em Ensino de Espanhol para Brasileiros pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC- SP (2011-2013), graduada em Letras Português Espanhol pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006-2009). Trabalha com ensino de Português e Espanhol como língua estrangeira, autora de material didático em língua espanhola e revisora em língua portuguesa e língua espanhola. Tendo nos últimos anos se especializado em aulas In Company.

Téléchargements

Publiée

2018-03-26

Comment citer

CÓSTOLA, M. da P. S. (2018). UM ESTUDO SOBRE RÓTICOS EM VARIANTES DO ESPANHOL. Intercâmbio, 37. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/36658

Numéro

Rubrique

Artigos