ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO: REFORMADO OU DEFORMADO?

Auteurs

  • Shayane França LOPES UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Mots-clés :

base nacional comum curricular, reforma do ensino médio, relação público x privado.

Résumé

Estes escritos abordam a relação existente entre práticas discursivas e parte das propostas de Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os objetivos são: identificar diálogos entre Reforma e BNCC, estabelecendo os nexos entre Lei 13.415/2017 e Base, assim como verificar quais são os dispositivos de controle utilizados para o processo de mercadização do ensino público brasileiro e quais são suas implicações no cenário educacional do país. O marco teórico utilizado parte do referencial da Análise do Discurso e considera as noções de enunciado e de discurso (Maingueneau, 2008). Os resultados apontam para a despublicização do ensino brasileiro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Shayane França LOPES, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Professora na Universidade Federal Fluminense e na SEEDUC-RJ. Doutorado em andamento em Linguística, pela Universidade Federal Fluminense e mestrado pela mesma universidade; especialização em Educação Especial Inclusiva, pela Universidade Cândido Mendes - Instituto AVM; MBA DGA em Gestão de Pessoas, pela Universidade Federal Fluminense, e graduação em Letras pela UFF. Já atuou como professora e coordenadora de área no Colégio Salesiano Região Oceânica e instrutora especializada no SENAI, ministrando cursos de aperfeiçoamento em Língua Portuguesa e Redação Empresarial na Petrobras.

Téléchargements

Publiée

2019-12-17

Comment citer

LOPES, S. F. (2019). ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO: REFORMADO OU DEFORMADO?. Intercâmbio, 42. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42454

Numéro

Rubrique

Artigos