APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E PLATAFORMAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE MULTILETRAMENTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA

Auteurs

Mots-clés :

Metodologia Ativa, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Multiletramentos, Plataformas Digitais, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Résumé

 Este artigo objetiva trabalhar com a metodologia de ensino de aprendizagem baseada em problemas (PBL) e as plataformas digitais Google Sala de Aula e Toondoo para o desenvolvimento de um projeto de multiletramentos em Língua Portuguesa, em uma sala de nono ano, com dezesseis alunos de uma escola pública estadual (SP). Os pressupostos teóricos referem-se a aprendizagem baseada em problemas, o conceito de multiletramentos e o uso de plataformas digitais no ensino-aprendizagem. Os resultados demonstraram a contribuição do PBL e das plataformas para promoção dos multiletramentos mediante leitura e produção discursiva, em ambiente digital.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Priscilla Alves LIMA, UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

Mestre em Linguística Aplicada (2019);Pós- graduada em Letras - Língua Portuguesa, Gramática e Uso pela Universidade de Taubaté ( 2008), cursou o primeiro semestre da Pós-Graduação em Práticas Reflexivas do Ensino Aprendizagem em Língua Inglesa na Escola Pública pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Graduada em em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade de Taubaté (2005).Cursa o terceiro ano de Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP). Realizou curso de extensão em Práticas pedagógicas inovadoras no Ensino Superior com Tecnologias Educacionais: Estratégia de Desenvolvimento de Projetos, PBL e outras Metodologias Ativas pela Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e atualmente, desenvolve pesquisa na área de Metodologias Ativas de Ensino e Multiletramentos. Atua há 15 anos lecionando Língua Portuguesa e Inglesa em escolas privadas e públicas. Há cinco anos é professora efetiva da Secretaria da Educação do Estado de SP.

Téléchargements

Publiée

2021-05-28

Comment citer

LIMA, P. A. (2021). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E PLATAFORMAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE MULTILETRAMENTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA. Intercâmbio, 48. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42811

Numéro

Rubrique

Artigos