CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE EXAMES INTERNACIONAIS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA E POLÍTICA LINGUÍSTICA

Auteurs

  • Eliana KOBAYASHI Instituto Federal São Paulo / Universidade Federal de São Carlos
  • Elias Ribeiro da SILVA Universidade Federal de Alfenas

Mots-clés :

política linguística, exames de proficiência em língua inglesa, ensino de língua inglesa

Résumé

Este artigo busca a problematização da relação entre testes internacionais de proficiência em inglês e Política Linguística, vista como um conceito amplo que engloba diversos mecanismos de disseminação na sociedade. Dois estudos em contextos distintos são apresentados, o primeiro em um Núcleo de Línguas de uma universidade federal, implantado como consequência do programa Ciência sem Fronteiras, e segundo, em uma escola particular de ensino regular onde um exame de proficiência internacional provocou mudanças no currículo da instituição. Os resultados mostram o status atribuído aos exames pela sociedade e o efeito retroativo provocado, que refletem um dos mecanismos da Política Linguística.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Eliana KOBAYASHI, Instituto Federal São Paulo / Universidade Federal de São Carlos

Atualmente, desenvolve pesquisas na área de Lingüística Aplicada relacionadas aos seguintes temas: avaliação em língua inglesa, efeito retroativo de testes de alta relevância e inglês para negócios. Possui certificação de proficiência em língua inglesa - CPE da Cambridge (Certificate of Proficiency in English), BULATS (Business Language Testing Service) nível C2 e TOEFL ITP .

 

Elias Ribeiro da SILVA, Universidade Federal de Alfenas

Profissionalmente, atuo, majoritariamente, nas áreas de Estágio Supervisionado (Português e Inglês) e Prática de Ensino (Português e Inglês). Atualmente, sou Professor Adjunto, nível I, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), onde atuo nas áreas de Ensino/Aprendizagem de Português como Língua Materna e de Português como Língua Estrangeira (PLE). Quanto à pesquisa, tenho investigado, nos últimos anos, as implicações sociopolíticas do ensino e da aprendizagem de inglês como língua estrangeira no Brasil. De forma geral, interesso-me pelas práticas de política e planejamento linguístico em vigor no Brasil relativamente às línguas estrangeiras e ao português como língua materna e estrangeira.

 

Téléchargements

Publiée

2019-09-12

Comment citer

KOBAYASHI, E., & SILVA, E. R. da. (2019). CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE EXAMES INTERNACIONAIS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA E POLÍTICA LINGUÍSTICA. Intercâmbio, 40. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/44981

Numéro

Rubrique

Artigos