O PROFESSOR COMO AGENTE DE LETRAMENTO NA PRÁTICA DIALÓGICA DE LEITURA EM GRUPO

Auteurs

  • Marivan Tavares dos SANTOS Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino – SEDUC/AM

Mots-clés :

Leitura, Pensar Alto em Grupo, Agente de Letramento

Résumé

Este trabalho objetiva discutir o papel do professor como agente de letramento na prática dialógica de leitura do Pensar Alto em Grupo (PAG). O estudo se propõe a investigar: a) Em que aspectos as ações da professora como agente de letramento puderam contribuir para a construção dos sentidos na prática dialógica de leitura do PAG? b) Que saberes pedagógicos constituem a professora como agente de letramento? Os participantes foram a professora-pesquisadora e seis alunos do ensino superior. Os dados revelaram ações da professora que favoreceram a construção de sentidos e saberes pedagógicos que a constituem agente de letramento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Marivan Tavares dos SANTOS, Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino – SEDUC/AM

Atua na área de Letras, Linguística Aplicada, com ênfase em Leitura e Escrita; Formação de Professor e Leitor. Leciona disciplina de Língua Portuguesa, Metodologia de Pesquisa, Metodologia do Estudo, Comunicação Profissional, Comunicação Empresarial, Comunicação e Expressão. Tem experiência em disciplinas da Educação a Distância (EAD). É professora da rede pública estadual da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas-SEDUC/AM. Ocupa a função de membro da Comissão Permanente de Pesquisa e Estudos Educacionais da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas - DEGESC/SEDUC/AM. Membro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Amazonas (CEE/AM). Atua como professora de Pós-graduação da - UNINORTE/Laureate Universities International. É integrante do Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora -GEIM. A pesquisa de Doutorado teve como foco a prática da leitura no ensino superior.

Téléchargements

Publiée

2019-09-12

Comment citer

SANTOS, M. T. dos. (2019). O PROFESSOR COMO AGENTE DE LETRAMENTO NA PRÁTICA DIALÓGICA DE LEITURA EM GRUPO. Intercâmbio, 40. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/44984

Numéro

Rubrique

Artigos