A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA E AÇÃO SOCIAL EM RESENHAS LITERÁRIAS DO INSTAGRAM

Auteurs

  • Jhussyenna Reis de OLIVEIRA Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0000-0002-7663-5796
  • Francisco das Chagas Gonçalves OLIVEIRA Universidade Federal do Piauí
  • Francisco ALVES FILHO Universidade Federal do Piauí

Mots-clés :

Resenhas literárias, Organização retórica, Instagram

Résumé

Este trabalho propõe uma reflexão a partir das resenhas literárias publicadas na rede social Instagram. É uma pesquisa descritiva e quanti-qualitativa que analisou 10 perfis que promovem leitura de obras literárias com postagens regulares chamadas pelos usuários de resenhas. O suporte teórico e metodológico principal fundamenta-se em Swales (1990), Carvalho (2005), Bezerra (2002) e Alves Filho (2018). As resenhas apresentaram 10 subfunções já descritas por Carvalho (2005), 2 descritas em Bezerra (2002) e 1 nova. Foram identificados três propósitos comunicativos: oferecer um parecer para possíveis leituras, criar uma expectativa concreta da leitura e estabelecer um vínculo com o leitor.  

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Jhussyenna Reis de OLIVEIRA, Universidade Federal do Piauí

Mestranda em Letras na Universidade Federal do Piauí (UFPI) - bolsista CAPES

Francisco das Chagas Gonçalves OLIVEIRA, Universidade Federal do Piauí

Mestrando em Letras na Universidade Federal do Piauí (UFPI) - bolsista CAPES

Francisco ALVES FILHO, Universidade Federal do Piauí

Docente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí / Doutor em Linguística (Unicamp)

Téléchargements

Publiée

2021-01-14

Comment citer

OLIVEIRA, J. R. de, OLIVEIRA, F. das C. G., & ALVES FILHO, F. (2021). A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA E AÇÃO SOCIAL EM RESENHAS LITERÁRIAS DO INSTAGRAM. Intercâmbio, 47. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/49132

Numéro

Rubrique

Artigos