ESFORÇOS CRÍTICOS E DECOLONIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS ATUANTES EM UMA FRANQUIA DE CURSO DE IDIOMAS

Auteurs

Mots-clés :

Formação de professores/as de inglês, curso de idiomas, grupo de estudos, esforços críticos e decoloniais.

Résumé

Este estudo visa discutir como uma proposta de formação de professores/as de inglês ocorreu em uma franquia de curso de idiomas, situada na cidade de Anápolis-GO, após a implementação de um grupo de estudos. As nossas discussões teórico-acadêmicas baseiam-se no pós-estruturalismo, no pós-modernismo, na Linguística Aplicada Crítica e no pensamento decolonial. O material empírico foi gerado a partir das narrativas orais de quatro professores/as da escola no ano de 2018. As problematizações evidenciaram que os/as docentes lançaram olhares mais críticos e situados com relação ao seu contexto profissional após contato com os textos e discussões realizadas no grupo de estudos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Ricardo Regis ALMEIDA, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (2017) e licenciado em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas (2014) pela mesma instituição. Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e do grupo de pesquisa Transição. Interessa-se pelas áreas de formação de professores de línguas estrangeiras/adicionais, educação linguística crítica e linguística aplicada crítica. Atualmente, ocupa o cargo de professor de inglês na escola Interamérica.

Barbra SABOTA, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Letras Português – Inglês pela Universidade Federal de Goiás (1998). Mestre (2002) e doutora (2008) em Letras e linguística pela Faculdade de Letras da UFG. Pós doutora (2014) em Linguística Aplicada pela UnB. Professora e pesquisadora no curso de Letras e no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Educação Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás - Unidade Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas. Desenvolve pesquisas sobre Letramentos Críticos, sobretudo digitais e multimodais. Vice-líder do grupo de Pesquisa Perspectivas Críticas em Educação Linguística, Letramentos e Discurso cadastrado no CNPq.

Téléchargements

Publiée

2021-05-28

Comment citer

ALMEIDA, R. R., & SABOTA, B. (2021). ESFORÇOS CRÍTICOS E DECOLONIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS ATUANTES EM UMA FRANQUIA DE CURSO DE IDIOMAS. Intercâmbio, 48. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/51812

Numéro

Rubrique

Artigos