A direção do tratamento quando as palavras estão fora de lugar

supervisão e desdobramentos terapêuticos em um caso de transtorno de linguagem na infância

Auteurs

Mots-clés :

linguagem infantil, transtorno de linguagem, psicanálise, interdisciplinaridade

Résumé

A clínica com crianças convoca continuamente o fonoaudiólogo a rever sua prática quando mediante seu repertório teórico-clínico o tratamento não avança. Nestes momentos, a supervisão possibilita circular sentidos construindo novas articulações, desencadeadas pela escrita e escuta do seu dito. Esse dispositivo favorece olhar criticamente a condução do tratamento, colocando ideias em nova ordem. A desordem foi o mote da supervisão do caso apresentado, no qual as palavras estavam “fora de lugar” e a criança não encontrava interlocutores que apostassem em seu lugar de falante. A supervisão proporcionou novos manejos que pudessem conduzir Daniel a um lugar construtor de narrativas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Cristal Rebouças Carvalho Braga, Universidade Federal do Pará

Fonoaudióloga graduada pela Universidade da Amazônia - Unama (2004). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2021). Possui duas especializações: (1) Problemas do Desenvolvimento na Infância e Adolescência pelo Centro Lydia Coriat de Porto Alegre & FADERGS (2017) e, (2) Teoria Psicanalítica pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia - Fibra (2011). Realizou Aperfeiçoamento em Motricidade Orofacial com Ênfase em Fonoaudiologia Neonatal pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Fonoaudiologia - CEPEF (SP) e Formação Avançada do Tratamento de Bebês no Conceito Neuroevolutivo Bobath pelo Centro de Estudos e Reabilitação Neurológica - CERN (RJ). Possui Certificação Internacional em Integração Sensorial pela Universidade do Sul da Califórnia. Participou do Curso teórico-prático França-Brasil: Atuação com bebês de 0 a 3 anos com seminários realizados em instituições francesas através do Instituto Langage ( SP). Possui experiência clínica em Fonoaudiologia Neonatal, Atendimento Pais-Bebês, Estimulação Precoce, Transtornos do Desenvolvimento Infantil, Dificuldades alimentares e Clínica da Linguagem.

Marta Gonçalves Gimenez Baptista, Instituto Travessias da Infância, Centro Lydia Coriat

Fonoaudióloga, Doutura em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP; docente no Instituto Travessias da Infância/Lydia Coriat - SP.

Références

ANDRADE, L. Os efeitos da fala como acontecimento na clínica fonoaudiológica. In: Letras de Hoje, 36(3): 261-265. Porto Alegre: setembro, 2001.

BAPTISTA, M.G.G. Tempo, desenvolvimento e distúrbios de linguagem, 2017. Disponível em: https://emais.estadao.com.br/blogs/crianca-em-desenvolvimento/tempo-desenvolvimento-e-disturbios-de-linguagem/. Acesso em 22/06/2019.

BERGÉS, J. Retardo da linguagem e afetividade. In: Escritos da Criança, (2): 21-29, 1997. Porto Alegre: Centro Lydia Coriat.

BERNARDINELI, M.; COLINO, V. Discussão de casos: o que é essa instância em Fonoaudiologia. In: ROCHA, A.C.; BAPTISTA, M.G.G. (org.) A criança e a palavra: a linguagem e suas articulações. Curitiba: CRV, 2018.

BRAGA, C.R.C. Quando os tropeços na aquisição da linguagem falam: a importância da escuta do sintoma na prática fonoaudiológica. Dissertação de Mestrado. UFPA, 2022. (inédita).

COSTA PEREIRA, M.E. “Psiquiatria baseada no sujeito”: o sujeito da psicanálise como fundamento ético para a clínica médica psiquiátrica. In: CATÃO, I. (org.) Mal-estar na infância e medicalização do sofrimento: quando a brincadeira fica sem graça. 78-92. Salvador: Ágalma, 2020.

FURNARI, E. Não Confunda. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2011.

FUZARO, S.R.C.; PASSOS, M.C. Linguagem e (co)mensurabilidade dos fenômenos. In: PASSOS, M.C. (org.) A clínica fonoaudiológica em questão. 51-70. São Paulo: Plexus Editora, 2001.

LACAN, J. O estádio do espelho como formador da função do eu. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1949/1998, 96-103.

LACAN, J. O Seminário. Livro 11. Os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1964/2008.

DE LEMOS, C. Das vicissitudes da fala da criança e sua investigação. In: Cadernos de Estudos Linguísticos, (42), 41-69, 2002.

LEMOS, C.T.G. Sobre o paralelismo, sua extensão e a disparidade de seus efeitos. In: LIER-DEVITTO, M.F.; ARANTES, L. (org.) Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2006.

LIER-DEVITTO, M. F. Patologias da Linguagem: sobre as “vicissitudes de falas sintomáticas”. In: LIER-DEVITTO, M.F.; ARANTES, L. (org.) Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem. São Paulo: EDUC/ FAPESP, 2006.

OJEDA et al. O imprevisível e o ato criativo: a língua e a musicalidade na clínica da primeira infância – reflexões a partir de um caso clínico. In: JERUSALINSKY, J.; MELO, M. (Orgs.) Quando algo não vai bem com o bebê: detecções e intervenções estruturantes em estimulação precoce. Salvador: Ágalma, 2020.

OLIVEIRA, B. Instituição e Psicanálise. Da impotência à impossibilidade. Dissertação de Mestrado. PUC-SP, 2000. (inédita).

OLIVEIRA, B. Falar não é fácil. In: ROCHA, A.C.; BAPTISTA, M.G.G. (Orgs.) A criança e a palavra: a linguagem e suas articulações. Curitiba: CRV, 2018.

PALLADINO, R.R.R. Encontros e desencontros da Fonoaudiologia. In: PASSOS, M.C. (Org.) Fonoaudiologia: recriando seus sentidos. São Paulo: Plexus Editora, 1996.

PALLADINO, R.R.R. Linguagem e (co)mensurabilidade dos fenômenos. In: PASSOS, M.C. (Org.) A clínica fonoaudiológica em questão. 153-162. São Paulo: Plexus Editora, 2001.

PASTORELLO, L. Diagnóstico e posição clínica. In: ROCHA, A.C.; BAPTISTA, M.G.G. (Orgs.) A criança e a palavra: a linguagem e suas articulações. Curitiba: CRV, 2018.

ROCHA, A.C.; MAIA, S.M. Caso/Caos – Para que serve uma escrita. In: Distúrb Comun, 25(2): 385-291. São Paulo: agosto, 2013.

VORCARO, A. Crianças em psicanálise – clínica, instituição, laço social. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 1999.

WANDERLEY, D.B. A entrada do bebê no mundo da linguagem e sua relação com o outro parental. In: Psicanálise e clínica de bebês, 4(4): 53-61. Curitiba: 2000.

Téléchargements

Publiée

2022-10-07

Comment citer

Braga, C. R. C., & Baptista, M. G. G. (2022). A direção do tratamento quando as palavras estão fora de lugar: supervisão e desdobramentos terapêuticos em um caso de transtorno de linguagem na infância. Intercâmbio, 51, e57725. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/57725

Numéro

Rubrique

Artigos