O brincar na clínica com crianças

considerações a partir da Clínica de Linguagem

Auteurs

  • Paola Lurian Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Francisca Lier-Devitto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mots-clés :

brincar, clínica com crianças, fonoaudiologia

Résumé

O brincar, atividade indispensável na clínica com crianças, contempla formas plurais de entendimento, a depender da posição teórica assumida pelo clínico. Este trabalho traz a problemática das aplicações irrefletidas de teorias da Psicologia do Desenvolvimento, feitas no campo fonoaudiológico, assumindo a Clínica de Linguagem como fundamento teórico. Para discutir a questão da interdisciplinaridade vigente no campo da Fonoaudiologia, articulada a discussão do brincar na clínica com crianças, autores da Psicologia do Desenvolvimento foram visitados. Piaget (1951) e Vygotsky (1991) assumem o brincar como habilidade cognitiva e como caminho para o desenvolvimento da criança e da linguagem e tem presença nas atuações clínicas fonoaudiológicas com crianças. Este trabalho, portanto, apresenta e discute as abordagens teóricas que fazem parte da clínica fonoaudiológica com crianças, com um olhar crítico guiado pela proposta da Clínica de Linguagem. Ainda, propõe que, para a Clínica de Linguagem, o brincar é texto e dispositivo de mudança no espaço clínico com crianças.

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Bibliographies de l'auteur

Paola Lurian Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2016). Especialização em Recursos Estruturados e Estratégias Clínicas no Autismo pela Faculdade Pólis Civitas (2020). Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP (2021)

Maria Francisca Lier-Devitto , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora titular no Departamento de Linguística da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora e docente do Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), PUCSP. Pesquisadora CNPq. Líder do grupo de pesquisa Aquisição, Patologias e Clinica de Linguagem. Membro do Serviço de Patologias da Linguagem (SPL) na Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic), onde esta na coordenação do Centro de atendimento afásico (CAAF) e do projeto Entrelaços de Atendimento a crianças com dificuldades na relação com a linguagem e no laço social.

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Publiée

2022-06-23

Comment citer

Silva, P. L., & Lier-Devitto , M. F. . (2022). O brincar na clínica com crianças: considerações a partir da Clínica de Linguagem. Intercâmbio, 50, e58277. Consulté à l’adresse https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/58277

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