A função sintática/discursiva parentético em textos de alunos do Ensino Fundamental
DOI :
https://doi.org/10.23925/2237-759X2024V55e65142Mots-clés :
função parentético, produção textual, gênero relato pessoalRésumé
Este artigo discute a função sintática/discursiva parentético, não contemplada pela Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), mas já descrita por alguns linguistas (JUBRAN, 2006; KENEDY e OTHERO, 2018; LOPES, 2015; entre outros). O emprego e características do parentético serão analisados em textos do gênero relato pessoal, produzidos por alunos de 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, a fim de apontar seus contextos de uso e valor discursivo. O parentético corresponde a uma construção interpolada que insere comentários paralelos. Apresentaremos as particularidades do parentético, discutindo como o parentético, direta ou indiretamente, é tratado em alguns livros didáticos e/ou gramáticas de português.
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(c) Tous droits réservés Marília Fernanda Pereira de Freitas, Josielem Ferreira Nascimento 2024

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