O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO (PAE) PARA ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA NA USP (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) DE LORENA SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR.

Auteurs-es

  • Mariana Aranha Moreira José Universidade de Taubaté
  • Carlos A.M. dos Santos Universidade de São Paulo,
  • Sandra G. Schneider Universidade de São Paulo,

Mots-clés :

metodologias ativas de aprendizagem, ensino de engenharia, interdisciplinaridade

Résumé

Este artigo apresenta a importância do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP) na formação dos futuros professores de engenharia e áreas afins. Regulamentado pela USP em 2005, o PAE destina-se a formar alunos de Pós-graduação (mestrado e doutorado) para exercer atividades de docência em cursos de Engenharia. Sua composição consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência. Na EEL, a Preparação Pedagógica é realizada por meio da disciplina que trata da Didática e Prática de Ensino de Engenharia e tem como objetivo permitir que os pós-graduandos entrem em contato com o uso de metodologias ativas de aprendizagem, ao mesmo tempo em que ampliam sua formação em termos de conceitos didáticos e pedagógicos. Para conduzir a disciplina, foi necessário constituir uma equipe multi e interdisciplinar em vários campos de formação, a fim de oferecer uma visão mais sistêmica dos processos que envolvem o ensino de engenharia. Engenheiros, físicos, químicos, matemáticos, pedagogos e psicólogos conduzem as discussões da disciplina, priorizando conteúdos como o uso de metodologias ativas de aprendizagem; tais como: Project Based Learning; Peer Instruction; aulas experimentais com projetos remotos; além de fundamentos da interdisciplinaridade e psicopedagogia. Após a discussão dos temas, os alunos iniciam a confecção de um projeto que é executado em sala de aula no semestre posterior sob a supervisão de um professor de uma disciplina de graduação e que comporá a atividade de Estágio Supervisionado em Docência, segunda etapa do PAE. O projeto elaborado considera a disciplina ministrada, o cronograma das atividades e as descrições das aulas que serão ministradas pelo pós-graduando. Nesse sentido, destaca-se a importância da experiência do PAE na EEL-USP para o ensino de engenharia, sobretudo por proporcionar uma formação multi e interdisciplinar para os futuros professores, ao mesmo tempo em que prepara o futuro professor para o uso de metodologias ativas de aprendizagem nas atividades de ensino.


Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Références

DOS SANTOS et al. 2013. Sócio-Construtivismo e o uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Engenharia. Abenge. Porto Alegre/RS. 79-139.

FAZENDA, I.C.A. O que é interdisciplinaridade? SÃO PAULO: CORTEZ, 2008.

MARCELO. C. 2009. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Belo Horizonte. V. 01, n. 01, p. 109-131, ago/dez, 2009. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br

NÓVOA. A. 2009. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa/Portugal: Educa.

TARDIF. M. 2013. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educ. Soc. Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, abr-jun, 2013. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>

Téléchargements

Publié-e

2016-04-06

Numéro

Rubrique

Artigos Revisitados