AUTOCONHECIMENTO E ESPIRITUALIDADE EM VIVÊNCIAS SIMBÓLICAS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE

Autores

  • Simone Andrioli Andrade PUC/SP- INTERESPE.
  • Elenice Giosa Giosa PUC/SP - INTERESPE

Palavras-chave:

autoconhecimento, potencialidade espiritual, vivência simbólica

Resumo

 o objetivo principal da pesquisa é investigar formas de despertar a consciência para o autoconhecimento e a potencialidade espiritual a partir da educação interdisciplinar nas áreas da educação e saúde. Essa proposta de pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação intervenção com base na investigação interdisciplinar e com aporte da pedagogia simbólica junguiana. Em função da formação e prática das pesquisadoras, optou-se por utilizar vivências simbólicas como um dos principais recursos metodológicos. Assim, procura-se evidenciar os impactos da vivência simbólica no desenvolvimento do autoconhecimento e espiritualidade. Esse processo, que diz respeito à tendência instintiva que o ser humano possui para desenvolver plenamente suas potencialidades inatas, numa direção de busca de crescimento e completude, dá-se em torno do self e em função dele. Portanto, consideramos esse processo importante para ser desenvolvido nas áreas da educação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Simone Andrioli Andrade, PUC/SP- INTERESPE.

doutoranda em Educação: Currículo- PUC/SP. Especializada em bases da Medicina Integrativa pelo Einstein. Possui Certificação Internacional de Coaching Mentoring & Holomentoring pelo instituto Holos. Especialista em psicoterapia de orientação Junguiana coligada às técnicas corporais no Instituto Sedes Sapientes. Graduada em Psicologia - PUC/SP. Desenvolve trabalho como orientadora profissional, em clínica, escolas, com atendimento individual ou em grupo. Psicoterapeuta de jovens, adultos e orientação de pais. Cocriadora do projeto: “Projeto terapêutico de orientação profissional”. Coordenou o Projeto social Integração Real durante cinco anos. Psicoterapeuta da Regressão pelo CDEC, Terapeuta da Consciência Multidimensional - Centro de Estudos e Pesquisas da Consciência. Pesquisadora do GEPI, Membro da Aliança pela Infância e INTERESPE.

Elenice Giosa Giosa, PUC/SP - INTERESPE

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - USP. Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas - PUC/SP. Graduada em Letras: Tradutor e Intérprete. Docente em curso de graduação. Pesquisadora do GEPI e INTERESPE.

Downloads

Publicado

2017-06-01

Edição

Seção

PESQUISA DO INTERESPE