Nome e Sobrenome: uma forma significante de chamar e ser chamado

Autores

  • Paulo Henrique Yaekashi

Palavras-chave:

Psicanálise, nomes, cultura,

Resumo

Muitos tem delegado grande poder ao seu nome, como se este fosse algo que os determinassem em suas ações e condutas. A partir de uma posição psicanalítica lacaniana, pretende-se questionar as determinações dos nomes e incluir as sobredeterminações dos sobrenomes, através de algumas releituras de acontecimentos culturais presentes nas mídias (reportagens, internet, filmes e música). Significantes tão apagados na nossa atual cultura, mas com grande peso para a organização do Sujeito e das neuroses.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Henrique Yaekashi

Formado em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo em 2005. Cursando Especialização em Semiótica Psicanalítica – Clínica da Cultura, pela COGEAE/PUC-SP. Membro-fundador do Instituto Langage. Atualmente, é responsável pelas oficinas de Pensamento Crítico e de Informática na Associação Civil Anima.

Referências

A Clínica. In: Pscicanálise Lacaniana, Cap. IV, de Márcio Peter de Souza Leite. Disponível em http://www.marciopeter.com.br/links2/psilacan/psilacaclinica.html, último acesso em 22 de outubro de 2012.

CALLIGARIS, Contardo. Introdução a uma clínica diferencial das psicoses. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

ENGELS. Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do estado. Disponível em http://www.4shared.com/office/PYLjq1Vt/A_Origem_da_Famlia_da_Propried.html, última visita em 22 de outubro de 2012.

GENTIL, Ana Catarina. O signo: significado e significante. FBAUL, 2006. Disponível em http://aquele.do.sapo.pt/fbaul/3941significSignificantXX.pdf, última visita em 22 de outubro de 2012.

LACAN, Jaques. O seminário, livro 20: mais, ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

_____________. O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.

_____________. O estádio do espelho como formador da função do eu. In: J. Lacan, Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

_____________. O seminário, livro 5: as formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.

VANIER. Alain. Lacan; trad. Nícia Adan Bonatti. São Paulo: Estação Liberdade, 2005.

Downloads

Publicado

2013-02-01

Edição

Seção

Artigos