Convergências entre as vanguardas russas e o cinema soviético

Autores

  • Nicolau Bruno de Almeida ECA/ USP, São Paulo-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v21i38.33250

Palavras-chave:

cinema soviético, vanguardas russas, futurismo, formalismo.

Resumo

Este ensaio é uma breve introdução e busca pontuar, nas contrações do parto do cinema soviético durante o processo da Revolução de Outubro, as confluências de alguns movimentos estéticos que marcaram a origem do pensamento cinematográfico russo. Em particular as influências e posteriores perseguições de três personagens que tiveram forte influência no período: Vladimir Maiakóvski, Vsevolod Meyerhold e Serguei Tretiakov. Nesse sentido também alguns aspectos do papel do futurismo e da Escola Formalista para o construtivismo da Frente de Esquerda das Artes, que seria um dos polos aglutinadores dos primeiros passos da explosão do cinema revolucionário soviético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nicolau Bruno de Almeida, ECA/ USP, São Paulo-SP

Doutor em História, Teoria e Crítica pela ECA/ USP, São Paulo-SP, Brasil. Professor de cinema, história e filosofia. Foi um dos organizadores do livro Socialismo ou barbárie: Rosa Luxemburgo no Brasil (2009), editado junto ao Rosa Luxemburg Stiftung, com a Prof. Dra. Isabel Loureiro (UNESP). Dirigiu e participou nos filmes Rosa Luxemburg: a arquitetura da flor (2008); O Pinheirinho é do povo! - crônicas do terrorismo de Estado (2012) e Uma rua chamada teatro (2012), dentre outros.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

de Almeida, N. B. (2017). Convergências entre as vanguardas russas e o cinema soviético. Lutas Sociais, 21(38), 150–165. https://doi.org/10.23925/ls.v21i38.33250