Convergências entre as vanguardas russas e o cinema soviético

Autores/as

  • Nicolau Bruno de Almeida ECA/ USP, São Paulo-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v21i38.33250

Palabras clave:

cinema soviético, vanguardas russas, futurismo, formalismo.

Resumen

Este ensaio é uma breve introdução e busca pontuar, nas contrações do parto do cinema soviético durante o processo da Revolução de Outubro, as confluências de alguns movimentos estéticos que marcaram a origem do pensamento cinematográfico russo. Em particular as influências e posteriores perseguições de três personagens que tiveram forte influência no período: Vladimir Maiakóvski, Vsevolod Meyerhold e Serguei Tretiakov. Nesse sentido também alguns aspectos do papel do futurismo e da Escola Formalista para o construtivismo da Frente de Esquerda das Artes, que seria um dos polos aglutinadores dos primeiros passos da explosão do cinema revolucionário soviético.

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Biografía del autor/a

Nicolau Bruno de Almeida, ECA/ USP, São Paulo-SP

Doutor em História, Teoria e Crítica pela ECA/ USP, São Paulo-SP, Brasil. Professor de cinema, história e filosofia. Foi um dos organizadores do livro Socialismo ou barbárie: Rosa Luxemburgo no Brasil (2009), editado junto ao Rosa Luxemburg Stiftung, com a Prof. Dra. Isabel Loureiro (UNESP). Dirigiu e participou nos filmes Rosa Luxemburg: a arquitetura da flor (2008); O Pinheirinho é do povo! - crônicas do terrorismo de Estado (2012) e Uma rua chamada teatro (2012), dentre outros.

Publicado

2017-06-13

Cómo citar

de Almeida, N. B. (2017). Convergências entre as vanguardas russas e o cinema soviético. Lutas Sociais, 21(38), 150–165. https://doi.org/10.23925/ls.v21i38.33250